Dentro do processo de Recebimento de Mercadorias, na etapa da 'Descarga', que consiste na entrada do produto no centro de distribuição por meio de uma conferência. Considerando que o ideal é realizar uma gestão de descarga por meio de agendamento e também controle de portaria, a fim de agilizar o processo e organizar o recebimento das cargas.
Segue o passo a passo de como funcionam os processos de agendamento e controle de portaria:
- Cadastro de produtos > Editar Permissões > Dashboard > Recebimento > Gestão de Recebimento > Gestão de Descarga > Agendamento > Portaria.
Conforme a imagem abaixo, mostra o caminho para acessar o processo de Agendamento e portaria que são dois processos diferentes.
- Dashboard > Gestão Recebimento > Gestão de Descarga > Agendamento e Portaria.
Na tela da Agendamento, na aba de Agenda nessa tela tem várias informações para o usuário, que fará o agendamento da carga, conforme imagem abaixo:
- No cabeçalho da tela tem o campo para informar a empresa que será feito o agendamento.
- Logo abaixo tem a aba de Agenda onde fica o calendário, que pode ser visualizado por mês, semana, dia e lista.
- Abaixo da descrição da Agenda, temos uma forma de visualizar o andamento de cada descarga por box e %.
Lembrando que ainda na tela de agendamento tem a opção de exportar para o excel uma planilha com todos os agendamentos, contendo vários dados desses.
A tela a seguir demonstra que, ao clicar em uma data específica, o sistema exibe uma caixa de diálogo na qual é possível inserir diversas informações, sendo que esses campos são obrigatórios, como:
- Data.
- Box.
- Horário de chegada.
- Horário de saída.
- Fornecedor.
- Pode informar notas de entrada ou pedidos de compras.
Ainda na caixa de diálogo, há outros campos a serem preenchidos:
- Quantidade de volumes.
- Tipo de carga.
- Observação.
- E os campos com as opções para cancelar, limpar, excluir e salvar as informações.
Depois que o agendamento for confirmado. Possui a aba Portaria, que apresenta a visualização das etapas em que cada descarga se encontra por meio do formato Kanban.
Nesta tela, as colunas Agendamento, Em descarga, Finalizados e No-show (não compareceu) estão estabelecidas. Para posicionar as descargas em cada coluna, é necessário clicar e arrastar para a coluna correspondente, conforme o progresso da mesma.
Para posicionar as descargas em cada coluna, deve-se clicar e arrastar para a coluna adequada, de acordo com o avanço da coluna. Vale ressaltar que é possível arrastar vários agendamentos simultaneamente de um único fornecedor.
Ao clicar na descarga agendada, temos a possibilidade de editar informações, caso deseja alterar algum campo, e a opção de imprimir uma etiqueta, que incluirá um QR code que funcionará como a senha da descarga.
No símbolo de funil, há a opção de pesquisar por data, fornecedor, pedidos de compra e notas fiscais de entrada para monitorar as descargas programadas.
A imagem a seguir da tela de portaria, apresentada no formato kanban, exibe as colunas correspondentes a cada etapa. Nesta tela, há algumas informações integradas que podem ajudar a visão do usuário, como:
- Ícone de lápis, permite modificar as informações do agendamento;
- Cada card contém as informações essenciais de cada carga, incluindo horário, data, fornecedor, quantidade de volumes, número da nota e observação.
Se caso a carga foi confirmada como No-show, para confirmar o processo é obrigatório informar o motivo de não ser entregue.
Ao clicar em um card na tela de portaria e arrastá-lo para o lado, surgirá uma caixa de diálogo chamada 'Confirmar chegada', contendo diversos campos a serem preenchidos. Tipo:
- Transportadora;
- Placa do veículo;
- Motorista;
- CPF;
- Telefone.
E, por último, para um acompanhamento abrangente da gestão de descarga. Na tela de agendamento, há aba de Dashboard, que fornece diversas informações úteis para esse acompanhamento.
A seguir, vamos detalhar cada informação:
- Os agendamentos podem ser consultados por data no ícone do filtro.
- Na legenda lateral da tela, há o campo com a data em que a pesquisa está sendo realizada e o número de agendamentos para o período.
- Ao clicar no card, os campos de descarga, finalizados, atrasado e no-show exibirão os status da carga e diversas informações relacionadas à carga.
- Na legenda, há também outros campos contendo diversas informações necessárias para essas descargas. Como peso, volume, SKUs, quantidade de paletes, quantidade de unidades master e quantidade de volumes.
Além disso, há um gráfico ilustrando o progresso de cada um e suas respectivas porcentagens.