Gestão de Expedição

Gestão de Expedição

Dentro do nosso sistema Kaizen, temos o campo de Dashboards. Mas o que são Dashboards? Eles são painéis de informações que utilizam uma interface gráfica para fornecer uma visão mais visual e centralizada, auxiliando no desenvolvimento do sistema, processos e organização da equipe. Portanto, dentro desse campo, identificaremos os menus para controle de expedição, inventário, movimentação interna e recebimento. Neste artigo, descrevemos passo a passo como é feita a gestão de expedição dentro do sistema KS-TOOLS. A seguir, estão as telas informativas da gestão de expedição:

Expedição
É o desenvolvimento do processo dos envio dos produtos para seu destino final, onde faz o carregamento dá última etapa para a saída das mercadorias. A expedição traz para á organização os separamento de mercadorias enviadas no dia, organiza os pedidos para a serem expedidos, define  as ordenações de horários para as coletas das mercadorias, porém esse planejamento faz toda a gestão do centro de distribuição antes e depois das expedições.

 
No sistema, descreveremos os menus que explicam como fazer a expedição, proporcionando ao usuário o controle das O.M., Carga, Pedido e E.T. Abaixo, explicaremos cada um deles.

Dentro do sistema, temos o parâmetro dos trés pontinhos, chamado de "Opções de visualização" localizado no canto direito da tela, próximo ao funil. Abaixo, explicaremos a função dessa alimentação de informações na grade do sistema. Essa atividade aparece em cada menu de funções do menu de gestão de expedição.

Após clicar na opção de visualização irá aparecer ao usuário o parâmetro Kanban, onde irá aparecer as seguintes informações: Separação, Conferência, Concluídas e Embarcados. Abaixo dentro das atividades da expedição iremos apresentar a tela do sistema e explicando cada parâmetro de informação que contém nessa tela.
  1. O.M (Ordem de Movimentação): Dentro do menu de O.M., temos o controle completo dos produtos, onde o usuário do sistema pode visualizar a ordem, Convocação Ativa, O.M., Tipo, Carga, Pedido, Rota, Separação, Conferência, Depósito, Rua e Peso. Esses parâmetros representam todo o controle interno de seus produtos para a saída ao consumidor final, permitindo que o usuário acompanhe cada etapa do processo de expedição.                             
  2. Dentro do parâmetro de O.M. temos a opção de visualização dentro do Kanban, onde mostra detalhes da separação da ordem de movimentação, abaixo iremos explicar cada item que contém no detalhamento:                                                  Separação: Detalhamento da separação da ordem tipo 13 dentro do sistema identificação da quantidade de itens, onde na tela temos a especificação, com número da O.M., pedido, carga, departamento e rua, ao lado do número da O.M., temos um olhinho onde o usuário pode clicar que vai aparecer os detalhes da ordem de movimentação, com toda informação que o usuário precisa para fazer o controle dos dados inseridos dentro da expedição, conforme a tela abaixo.                                                                                                                                                   Conferência: É a prática de verificação dentro do expedição onde o usuário tem o controle de onde as mercadorias estão sendo colocadas para transporte, onde na tela temos a especificação, com número da O.M., pedido, carga, departamento e rua, ao lado do número da O.M., percentual separado, separador, número da VID e o ínicio do processo, temos um olhinho onde o usuário pode clicar que vai aparecer os detalhes da ordem de movimentação, com toda informação que o usuário precisa para fazer o controle dos dados inseridos dentro da expedição, conforme a tela abaixo.  
  3. Carga: São todas as atividades de controle de carregamento das mercadorias de um lugar para o outro. No entanto, o usuário tem a visão geral das atividades desde o início do processo de embalagem, etiquetagem, consolidação, rastreamento e montagem das documentações de saída, garantindo a segurança da carga durante todo o processo da operação na expedição, após todo o processo de conferência, separação, previsão de entrega, peso, volume total, observações. 
  
   Dando continuidade na demonstração do Kanban dentro do parâmetro de carga dentro do sistema Kaizen:

Separação: É quantidade de item que está dentro da separação da expedição, onde no sistema informa o número de identificação da carga, box, rota, total de peso, total de volume e a carga faturada, e no olhinho ao lado do número da carga o usuário clicando irá abrir a tela de detalhes da referente O.M da carga especificada, mostrando todas as informações da carga, onde consegue identificar cada informação da carga, horário de todo o serviço dentro da expedição, o usuário consegue também ter o romaneio, consegue estornar e ver o volume de embarque dentro da O.M. 
Timeline: É a linha de representação gráfica das atividades feitas dentro do sistema, onde informa as porcentagens das atividades que estão sendo elaboradas pelo usuário, os serviços disponibilizados. No sistema temos o C.: Concluído, N.P.: No Prazo, A.: Atrasado, são informativos com cores para a separação de manuseio de atividades dentro do sistema para que o usuário possa ter o controle de cada movimentação dentro do serviço feito.
Volumetria: É o cálculo dos volumes que são ocupados dentro da separação de carga para o transporte, o sistema faz uma avaliação de porcentagem das mercadorias onde o usuário consegue visualizar a dimensão de espaço, onde vê peso, volume e itens colocados para ser transportados.
Separação quantidade apanha: São as quantidades de produtos que foram coletados dentro do armazém para serem transportados e movimentados dentro do centro de distribuição.
Conferência quantidade unidade: Refere-se as quantidades dos produtos em unidade dentro do sistema de expedição, onde o usuário irá visualizar cada produto com a identificação unitária.
Expedição Logada: São todos os técnicos ou até mesmo os operadores que estejam logados dentro do sistema, fazendo o controle de toda movimentação dos produtos, o usuário clicando em cima da expedição, ele terá a visão de quantos operadores vão estar on-line e quantos off-line.

 
   3. Pedido: É a parte do setor das separações e embalagem dos produtos, onde todo o pedido é organizado dentro do armazém para o direcionamento ao seu consumidor final. 

Nesse parâmetro dentro do sistema, o usuário consegue ter todo o controle dos pedidos, bem como o passo a passo do processo de separação e organização. Isso inclui a convocação ativa, número do pedido, modelo de separação (Mapa), nome do cliente, razão social, rota e a visão da quantidade de itens a serem separados e conferidos. Além disso, é possivel verificar a data da integração e liberação dos pedidos para a entrega ao cliente final. Dentro do sistema Kaizen, esse processo proporciona uma visão ampla do desempenho da operação logística, garantindo a eficácia das entregas dos pedidos.

Dando continuidade dentro do sistema, na parte do pedido, o usuário irá clicar nos três pontinhos, que vai abrir a tela do Kanban na aba dos pedidos, onde vai trazer uma tela de toda a movimentação dos produtos, desde a separação, organização, O.M e carga, portanto dentro do Kanban eles nos traz todos os dados de conferências de cargas que não foram iniciadas, Separação, Conferência, Concluídas, Embarcados, abaixo iremos explicar cada um deles, conforme a tela do sistema:
 
Não Iniciadas: São as cargas que ainda está sem movimentação dentro do centro de distribuição onde o usuário poderá identificar a quantidade de itens. Na telinha temos as seguintes informações referente a O.M do pedido 2658005139: Ordem, Rota, Box, Fornecedor, Cidade, Estado, Total do peso, Total de volume, o operador clicando no olhinho perto do pedido, irá abrir a tela com toda a informação da O.M.  



Separação: Dentro do parâmetro de separação, o usuário consegue ter a visão da quantidade de itens a serem separados por cada número de pedido, e toda a divisão de dados da O.M., porém na lacuna das informações dentro do roteiro de separação, tais como: No olhinho ao lado esquerdo próximo do número da O.M. do pedido, o usuário pode clicar e aparecerá uma tela informativa de todo o detalhamento dessa operação, Rota, Box, Fornecedor, Cidade, Estado, Total de Peso e Total de volume, abaixo segue a tela de separação e a tela de detalhamento do pedido.
  
Conferência: O usuário do sistema, tem a visão do número do pedido, e toda movimentação dentro do centro de distribuição, na tela de conferência no Kanban o operador vai conseguir visualizar, toda informação, detalhes do pedido clicando no olhinho, número do pedido, ordem, rota, box, fornecedor, cidade, estado, total de peso, total de volume,percentual separado, percentual conferido e o ínicio do processo. São toda a movimentação do pedido dentro da expedição, desde o ínicio quando é integrado, liberado, separado e chega a conferência dentro do controle da O.M., abaixo iremos mostrar a tela de conferência com a base de dados descrita a cima e a tela de detalhes da O.M. 
   
Concluídas: É a parte onde mostra toda a operação de expedição concluída, o usuário terá toda informação, clicando no olhinho ao lado esquerdo da tela próximo ao número de pedido, rota, box fornecedor, cidade, estado e o ínicio do processo. Abaixo iremos mostrar os parâmetros da tela de conferência e detalhamento da O.M.
  
Embarcados: As mercadorias foram embarcadas dentro dos veículos de transporte, e o sistema contém todas as informações precisas para o controle dos produtos transportados. No entanto, dentro desse parâmetro, existem espaços disponíveis onde o operador pode clicar para obter todos os detalhes, como rota, box, fornecedor, cidade, estado, peso total, volume total, pedido faturado, percentual separado, percentual conferido, percentual embarcado e o início do processo. Abaixo, mostraremos a tela de embarcados com todas essas informações mencionadas, bem como a tela de detalhamento do processo referente à Ordem de Mercadoria (O.M.), onde o usuário pode visualizar todo o processo, desde a integração até o faturamento dessa tarefa."
  

   4. E.T. (Equipamento Transítavel): Trata-se do processo da logística que é utilizado para manuseio das mercadorias dentro do centro de distribuição. São as ferramentas e maquinários que são usados para otimizar as operações dentro da organização logística, aumentando assim a garantia da integridade das mercadorias durante o processo de transporte e manuseio.

 Nessa tela acima, temos a parte de E.T., onde o usúario tem uma visão do trâmite das ordens de movimentação, visando todo o controle dos produtos que estão no equipamento transítavel, que baseia-se em todo o processo, número da carga, E.T., ordem, separação, conferência, previsão de separação, separador, conferente. Essas opções são menus disponíveis no sistema Kaizen, que facilita a organização dos produtos para a expedição.

O Kanban dentro do E.T. mostra ao usuário a quantidade de equipamento que será transitável dentro do centro de distribuição, conforme mostrando na tela abaixo, o kanban mostra quantas caixas, percentual separado, percentual da caixa, separador, conferente e a data do inicio do processo, dentro da timeline mostra também a O.M., Carga e E.T porcentagens em gráficos onde o usuário consegue visualizar se está concluído (verde), no prazo (azul) e atrasado (rosa). Na volumetria o operador tem a visão em gráficos definido em cores também as porcentagens das seguintes atividades: Endereços (azul), peso (rosa), volume (verde) e itens (laranja). Temos também o gráfico de conferência e separação, onde o operador tem a visão de quantas quantidades apanhadas e unidades separadas tambem, Separação (azul) e Conferência (rosa). Dentro a expedição logada, mostra a quantidade de técnicos que estão cadastrados e logados no sistema.

Todos esses menus está dentro do sistema, para ser utilizado de acordo com a demanda do cliente.

    • Related Articles

    • Auditoria de Expedição

      Com a procura constante por melhoria da acuracidade nos processos logísticos desenvolvemos a Auditoria de Conferência de Expedição, com o intuito de facilitar os processos internos. Desenvolvemos no WMS a Auditoria de Conferência, onde necessita de ...
    • Gestão de Descarga

      É de conhecimento geral da Logística, que no ato do Recebimento de Mercadorias tem à etapa da 'Descarga', que é forma de entrada do produto no centro de distribuição através de conferência. Visto que o ideal é que seja feito uma gestão de descarga ...
    • Sala de Espera

      Essa funcionalidade foi criada, para auxiliar o cliente na expedição da sua compra, se inicia no momento que o cliente passa a nota fiscal de compra no totem (no painel da Sala de Espera), sendo assim ele acompanha o tempo de separação e conferência ...
    • Motivos de Ocorrências

      Ocorrências É uma ampla variedade de eventos e informações durante uma realização de atividades ou processos que são feitos dentro da empresa, portanto dentro da logística é uma ocorrência de um produto que teve erro, ou um evento mal planejado, ...
    • Motivo de Ocorrência do Estorno do Mapa de Separação

      Erros na expedição de produtos causam uma série de problemas, como desconforto com clientes, prejuízos financeiros e perda de tempo.