Nosso sistema de gestão de estoque WMS, temos a opção de trabalhar com produtos de peso variável.
Atualmente, se o produto estiver registrado no KS-Mob como de Peso Variável, a ferramenta validará essa informação nos processos de Recebimento de Mercadorias, Expedição de Mercadorias e Inventário.
Em seguida, vamos detalhar cada procedimento como deve ser realizado no sistema.
No KS-Mob, na aba Cadastros Produtos > Dados Logísticos, temos um flag de Peso Variável para controle dos produtos por meio de Peso Variável.
Dentro do KS-Mob, na aba de Conferir no Recebimento > Conferência Cega, existe um ícone de uma balança ao lado do produto que precisa ser verificado. Ao clicar nela, será aberta uma janela para verificar o peso do produto.
Ao clicar no ícone da balança, é necessário selecionar o 'Tipo do palete'. Se você selecionar Sem palete, o sistema exibirá o peso do produto bruto.
É necessário registrar o palete na tela de Cadastro ETR para que, quando for realizar os processos que utilizam o peso do palete, seja deduzido.
Se você selecionar a opção tipo palete com PED.BALCAO, o sistema exibirá o peso do palete para ser subtraído do peso bruto do produto.
Depois de confirmar o peso, o sistema disponibiliza a possibilidade de criar a etiqueta do produto.
Se for necessário conferir apenas o peso do produto, o sistema irá fornecer essa informação.
Em seguida depois de confirmar que o produto não foi pesado com o palete, o sistema irá carregar as informações e solicitará que indique a quantidade de etiquetas para cada item.
Se a expedição de um produto de peso variável for necessária, a opção de '% de tolerância acima na expedição' deve ser preenchida.
Ao selecionar um produto de peso variável na tela de Separação do KS-MOB, o símbolo da balança aparecerá na tela. É importante lembrar que o sistema aceita até três casas decimais após a vírgula.
Da mesma forma que no situação do recebimento, durante a separação será exibida a janela para escolher o tipo de palete e o peso do produto.
Se o item a ser separado exceder o % de tolerância, o sistema enviará um aviso informando que esse item não pode ser separado, pois excede o limite permitido.
Em relação ao inventário de produtos de peso variável, serão levadas em conta as três casas após a vírgula. E essa informação será incorporada ao ERP.