Movimentação Interna
A movimentação interna de materiais é o processo de entrada e saída de mercadorias no armazém de uma empresa. Esse processo deve obedecer a um determinado esquema logístico, com o objetivo de garantir que essa movimentação ocorra de forma mais natural, fluída e eficiente possível.
São entradas de mercadorias no estoque e as saídas para venda, transferências entre filiais ou mesmo para uso interno da empresa que devem ser submetidas a esquemas que tornem o processo seguro, rápido e criterioso.
Uma correta movimentação interna pode reduzir as despesas e aumentar o lucro das empresas. Podemos dizer que a movimentação interna de produtos e materiais se relaciona ao transporte de pequenas quantidades de bens por distâncias relativamente curtas - em comparação com as grandes distâncias percorridas pelas empresas de transporte. É uma atividade realizada em depósitos, fábricas e lojas, cuja característica principal é a movimentação rápida e de baixo custo das mercadorias.
Vários estudos revelam que as depesas com a movimentação de materiais dentro de uma empresa podem representar até 20% do valor de produto - seja pela aquisição de equipamentos ou pelos prejuízos causados pelo chamados ''gargalos de movimentação'', quando a logística deixa de funcionar devido a falhas em alguma etapa do planejamento.
Os especialistas são categóricos em afirmar que a movimentação incorreta resulta em:
- Aumento de despesas (como resultado de acidentes, da perda de materiais, aumento da mão de obra/hora, etc.).
- Um ambiente de trabalho estressante.
- Dificuldades administrativas.
- Erros de contabilidade.
- Outros transtornos que, somados, podem contribuir decisivamente para a queda da competitividade de uma empresa dentro do seu segmento.
O processo de movimentação de mercadorias e essencialmente um processo fisico de movimentação dentro de um armazém, que requer o deslocamento de um produto de um local para outro, sendo este um destino provisório, onde depende de outra tarefa para ser finalizada sua armazenagem. Esse processo é realizado através da retirada física da mercadoria do recebimento, identificando o local de destino e posicionando-o próximo ao mesmo, quando o movimentador não for quem irá realizar à armazenagem final do produto, o processo deve seguir as etapas do processo de armazenagem.
Movimentação - KS-MOB
O processo de movimentação física, é executado pelo operador utilizando a ferramenta KS-MOB. Não há movimentação dentro do KS-TOOLS, pois trata-se de uma tarefa que deve ser realizada fisicamente na operação. Para realizar essa atividade, é necessário acessar o campo ''TAREFAS" dentro da aplicação.
Ao clicar dentro desse campo, as UAL que foram utilizadas dentro da conferência, irá aparecer nessa tela, desde que o usuário esteja configurado adequadamente (ver cadastro de usuário
xdfffff). A seguir um exemplo de tarefas de armazenagem disponíveis para movimentação:
Todas as tarefas de armazenagem disponíveis estão nesta lista, sendo possível o usuário buscar
pelo número da UAL (1) (visualizando a lista abaixo) ou escaneando o código de barras do produto/digitando
código interno (2). Para evitar erros durante esse processo, é recomendado que o usuário faça a leitura do código de barras da etiqueta UAL, que será automaticamente identificado na lista e abrirá a tarefa correspondente. É importante lembrar que apenas as 50 primeiras OM em aberto são exibidas para visualização, a fim de evitar lentidão na aplicação. Por isso, é essencial concluir todas as tarefas para manter a lista atualizada. Para consultar a lista completa de OM em aberto, acesse o KSTOOLS e siga o caminho indicado (consultar o processo wswwww).
Após a leitura do código de barras, a tarefa correspondente será aberta, mostrando os itens que devem ser movimentados para o endereço de destino. No exemplo apresentado, a UAL de número 22 abriu em duas tarefas do mesmo produto, mas com validades diferentes, portanto, há duas movimentações a serem realizadas. Cabe ao movimentador decidir se deseja deixar o produto no endereço sugerido (1-104-5-1) ou não.
Neste processo de movimentação, estaremos apenas deixando a mercadoria em um local provisório, tendo em vista que o operador neste caso atua como intermediário entre o processo de armazenagem em si. Caso ele exerça a função de armazenagem definitiva, deve seguir o processo descrito em (ver processo xxxxx), cuja finalidade é definir à armazenagem definitiva. Retomando ao procedimento, para realizar a movimentação para um local intermediário, o usuário deve ler o código de barras do produto e/ou selecionar na lista clicando dentro do SKU específico. Uma mensagem de confirmação do produto aparecerá em seguida:
Após a seleção do produto (que ocorre automaticamente no caso do bipe), o item mudará de cor de ''vermelho'' para ''azul''(1). Em seguida, o usuário deve clicar no ícone 'local'' (2) que se encontra na parte inferior direita da tela.
Realizado o processo, após clicar no botão “local” irá aparecer uma outra tela informando o
endereço pré-destinado solicitando um código de barras deste mesmo endereço. Na situação para
este processo, o usuário deve clicar no campo inferior direito (3), no botão de opções irá aparecer
uma mensagem:
O usuário deve escolher a opção “LOCAL DEIXADO” para permitir a troca do endereço principal
pré-escolhido pelo sistema:
Após escolher o campo “LOCAL DEIXADO”, o endereço que estava antes pré-determinado será
“limpado” e pedirá o usuário para colocar o produto no endereço provisório de sua escolha de acordo
com a seguinte tela:
Nisso, basta o usuário bipar o código de barras do endereço (ENDxxx) que já deve estar previamente alocado no local/estrutura de armazenagem. Após o devido bipe do coletor, a tarefa (UAL22)
ficará disponível para armazenagem por outro usuário, seja ele um operador de empilhadeira (para
armazenagem em níveis mais altos) ou um auxiliar para armazenagem nos pickings. A tarefa (UAL
22) fica aguardando a armazenagem, podendo ser armazenada em seu local definitivo ou trocada para um outro local em definitivo, não sendo possível deixá-la em nenhum outro local.
A tarefa (UAL 22) fica aguardando à armazenagem em local definitivo, podendo ser armazenada no endereço pré-destinado ou trocada para outro endereço definitivo, não podemos ser deixada em nenhum outro local provisório.
A logística de abastecimento é responsável pela gestão dos suprimentos necessários para comercialização e fabricação de produtos acabados, semiacabados e matérias-primas, com objetivo de garantir o correto funcionamento do restante das operações da cadeia de abastecimento.
Realizado o procedimento, no caso do processo de movimentação, o usuário deve buscar outra tarefa na lista em questão e realizar o procedimento quantas vezes forem necessárias até a finalização de todas as suas tarefas em aberto.
Funções de logística de abastecimento
É possível sintetizar e agrupar todas as funções desempenhadas pelo logística de abastecimento em torno de três operações. A primeira está relacionada à aquisão da mercadoria, ou seja, o processo de compra dos produtos que a área de produção e/ou comercial necessita, selecionando fornecedores e levando em consideração o preço, qualidade, prazo de entrega, condições de pagamentos, entre outros aspectos. A segunda operação está relacionada à armazenagem, uma vez que é necessário montar um espaço para abrigar os produtos que à área de produção utilizará. Quando o produto está fabricado, ele também deve ser armazenado até o processo de envio e distribuição aos clientes finais.
A última função da logística de abastecimento é gerenciar o estoque, determinando a quantidade de inventário com que se deve trabalhar, bem como a periodicidade dos pedidos de suprimentos para atender ás necessidades de produção e comercialização da organização.
Tipos de abastecimento
Existem diferentes formas de abastecimentos, dependendo da antecedência com que recebemos os suprimentos ou da variação da nossa demanda. Vamos ver os três principais métodos de gerenciamento de abastecimento de uma empresa:
• Just-in-time: Com o just-in-time (JIT), os suprimentos são comprados conforme são necessários, portanto, não precisam ser armazenados. Essa técnica reduz os custos de armazenamento, porém aumenta o risco de desabastecimento, bem como a dependência excessiva dos fornecedores.
• Sincronizado com a produção: As necessidades de produção definem o ritmo para as compras de estoque. Dessa forma, e com algum tempo de antecedência, é estabelecido um cronograma com as datas exatas de entrega da mercadoria pelos fornecedores. Este sistema também reduz os custos de armazenagem e, ao mesmo tempo, minimiza possíveis problemas de escassez.
• Estoque de segurança: Ao estabelecer um estoque de segurança, provisões extras ficam disponíveis para fazer frente a qualquer imprevisto relacionado a mudanças na demanda ou atrasos de fornecedores. Isso implica em custos de armazenagem mais elevados, mas reduz a possibilidade de faltas. É claro que requer um controle mais rigoroso de todo o processo de abastecimento, produção e comercialização, pois o tempo excessivo nas instalações pode levar a perdas de qualidade e deterioração do estoque armazenado.
Fatores a serem considerados na logística de abastecimento
Para realizar uma logística de abastecimento ágil e eficiente, é importante considerar os seguntes fatores;
• Fluxo de abastecimentos: Decidir e administrar as quantidades de estoque que serão fornecidas e a frequência de fornecimento, para ter a mercadoria necessária disponível sempre que necessário.
• Tipo de estoque: Determinar qual modelo de gestão de estoque melhor se adapta á sua cadeia de suprimentos e aumenta nível de atendimento ao cliente e a rentabilibidade da empresa.
• Demanda: Estimar a demanda futura do cliente a partir de dados históricos (Big Data).
• Fornecedores: Selecionar bons fornecedores garante um produto de qualidade e a entrega pontual das mercadorias.
• Recebimento de material: É fundamental verificar e certificar-se de que a mercadoria recebida corresponde á encomendada.
• Unidade de Carga: Escolher a unidade ou unidades de carga que serão utilizadas para à armazenagem, transportes e movimentação de mercadorias caixas (caixa, palete, contênier, etc.).
Processos Operacionais
O processo de abastecimento é realizado diante da necessidade de reposição do estoque no momento da expedição (ver processo de expedição no subtópico xxx), onde é feita uma retirada do produto no local solicitado. Esse processo de abastecimento pode ser realizado por meio de três formas visando atender a essa necessidade operacional, a saber:
1- Abastecimento Preventivo – Processo
Como o próprio nome indica, o Abastecimento Preventivo é realizado de forma preventiva nos momentos de ociosidade da operação dentro do armazém, a fim de evitar acúmulo de tarefas durante horários de pico.
2 - Abastecimento Corretivo – Processo
Como o próprio nome indica, o Abastecimento Corretivo é feito em caráter corretivo, ou seja, acontece durante a operação de separação, de acordo com a necessidade de reposição do Picking.
3 - Transferências – Processo
Gerar Abastecimento KSTOOLS
Visualizar Itens para Abastecimento Preventivo – KSTOOLS
O processo de abastecimento preventivo basicamente começa com o gestor da operação ou o auxiliar de PCE da mesa operacional realizando um levantamento da necessidades de abastecimento dos endereços para eventual atendimento á operação no turno atual ou posterior. Para executar esse processo dentro da ferramenta KSTOOLS o requerente deve seguir o caminho de Menu>Dashboards>Movimentação Interna>Gestão interna, como indicado abaixo:
Após acessar o caminho, irá abrir uma tela de gestão interna geral com várias informações de gestão (ver subtopico xxxxx) onde, dentro desse, o usuário deverá clicar dentro da área “abastecimento” e dentro do gráfico “preventivo” conforme exemplo:
Ainda nesta tela, há um indicativo no gráfico relatando uma quantidade de SKUS a serem abastecidos de forma preventiva (1).
Gerar itens para Abastecimento – KSTOOLS
Ao dar seguimento ao processo (clicar dentro do gráfico), será aberto um tela onde mostrará todos os skus a serem abastecidos conforme exemplo abaixo:
Os SKUS sugeridos para abastecimento nesse exemplo estão dispostos em forma de lista consolidados por endereçamento de picking não sequencial. é importante validar os campos dispostos, como a filial (empresa) em que estão e, se houver necessidade específica, utilizar os filtros disponíveis nos campos ''Depósito'', ''Rua'', '' Prédio'', ''Nível'', ''Apto'' e ''Produto''. É recomendado utilizar números entre o mínimo e o máximo dentro de cada filtro (por exemplo, ''Rua'' de ' a 10 busca os abastecimentos dentro desse filtro), com exceção do ''Produto'', que é filtrado apenas pelo código interno de forma númerica. O usuário também pode usar os filtros das colunas para obter uma filtragem mais precisa ou realizar alguma ordenação, conforme necessário.
Todos os SKUS aqui apresentados para abastecimentos seguem a sugestão baseada na capacidade do endereço, estoque atual no picking e ponto de reposição cadastrado. Os itens que possuem quantidades no picking abaixo do ponto de reposição cadastrado aparecerão para serem abastecidos de onde o produto estiver no estoque auxiliar. Para executar essa tarefa, o usuário deve seguir os seguintes passos.
1. Selecionar os itens desejados, clicando no campo de marcação (A), mediante ao filtros selecionados anteriormente (se houver necessidade). Os itens com a situação "SEM SALDO" (B) não serão gerados, mas permanecerão em visualização para ser realizado nessas páginas (C).
2. Gerar o abastecimento clicando no campo ''Abastecer'' no botão inferior da página, localizado no lado direito, logo abaixo dos gráficos ''Preventivo" e ''Geral'' (D). Ao clicar, será exibida a tela:
3. Escolher o tipo de agrupamento selecionando uma das opções disponíveis para consolidar os SKUS dentro de uma mesma tarefa de abastecimento. O objetivo do agrupamento é organizar os SKUS por grupo. As opções de agrupamentos são: "Tipo de Quebra", "Agrupamento SKU + Endereço" e "Apenas SKU".
a) Depósito: Consolida todos os SKUS por depósito (Exp: Depósito 1,2,3... igual a
Tarefa 1,2,3, etc.), agrupando todos o SKUs em uma tarefa para cada depósito.
b) Rua Origem: Agrupa por rua de origem do abastecimento, ou seja, ''de onde vem''. Se todos os produtos vierem da origem de abastecimento do estoque auxiliar, os SKUS de todas as origens do estoque auxiliar serão consolidados por rua. Por exemplo, a Rua 01 com X endereços de estoque auxiliar com 20 SKUS saindo de lá , igual a uma tarefa, a Rua 02 com Y endereços, igual a outra tarefa, e assim sucessivamente.
c) Nível Origem: Funciona da mesma forma que o tópico anterior, mas agrupa por ''NÍVEL'' em vez de RUA.
d) Rua de Destino: Agrupa por RUA de destino, onde todos os SKUS selecionados se agruparão pela ''RUA'' de picking. Por exemplo, a Rua 01 de picking com compará todos os SKUS e endereços (separados) na mesma tarefa de abastecimento.
e) Endereço de Origem: Não há agrupamento, cada SKU é gerado individualmente com uma tarefa para si. É importante lembrar que o agrupamento só é vantajoso quando há alguma divisão física entre áreas dentro de um armazém ou se há algum controle de execução de ruas por determinados equipamentos. Ao agrupar, consolida-se todos os SKUs em uma tarefa, impedindo sua execução simultânea por outro usuário, que deve executar todas as movimentações de produtos até o fim para a liberação da atividade. Para minimizar o impacto das tarefas, é sempre aconselhável realizar a quebra por ''Endereço de Origem'' até que os usuários se adaptem e compreendam o processo físico, realizando testes para identificar o melhor método a ser utilizado para a operação junto á equipe.
4. Confirmar: O abastecimento, aceitando a tela de confirmação do tipo de
abastecimento escolhido. Ao aceitar, uma mensagem será exibida no campo
superior afirmando que “O abastecimento gerado com sucesso” e a atividade ficará
disponível para sua execução nas “TAREFAS” do KSMOB:
Estornar itens do Abastecimento – KSTOOLS
Em caso de algum problema na geração dos abastecimentos, seja ele gerado erroneamente pelo
usuário que gerou ou por erro no cadastros dos produtos, são passíveis de estorno desde que identificados
adequadamente. As tarefas geradas podem ser estornadas desde que não tenham sido realizadas
previamente seguindo o caminho: Menu>Dashboards>Movimentação Interna>Gestão interna, como
indicado abaixo:
Após acessar o caminho, irá abrir uma tela de gestão interna geral com várias informações de
gestão (ver subtopico xxxxx) onde, dentro deste, o usuário deverá clicar dentro do gráfico do lado
direito superior conforme exemplo abaixo:
Ao realizar determinada ação, será aberto uma outra tela onde será visualizado todas as
movimentações em aberto. Sempre que o usuário for realizar a pesquisa, ele sempre precisará
verificar os seguintes pontos:
' 1. Selecionar a empresa: Caso utilize mais de uma filial, é sempre a primeira empresa incluída no perfil do usuário que será trazida como principal (ver cadastro de usuário no subtópico xxxx), sendo necessário que o usuário a troque caso haja necessidade. Em caso de filial/base única, já virá preenchido.
2. Filtro de data: Por padrão, o sistema sempre busca a partir da data atual, sendo necessário
validar o período de pesquisa.
3. Filtro de OM: Filtro por número de OM sempre aceito em números.
4. Filtro por tipo de movimentação: Mediante o número do tipo de movimentação
desejado (61 ou 62 no caso de abastecimento).
5. Filtro por Produto: Filtro para código interno do produto.
6. Filtro de colunas: Filtro de dados nas colunas de resultado se necessário.
Para buscar todas as movimentações em aberto, basta inserir uma data retroativa que seja
compatível com o período de pesquisa, e automaticamente serão buscadas as movimentações de armazenagem em aberto ou em andamento com o nome do usuário responsável (ver exemplo na próxima figura).
Nota-se que há algumas atividades em aberto no período selecionado, sendo de 2 tipos ("97 - Armazenagem Horizontal" e ''61 0- Abastecimento Preventivo''). Caso houvesse alguma abastecimento gerado e não executado do tipo ''corretivo'', ele apareceria como ''62 - Abastecimento Corretivo''. No caso da tarefa de amarzenagem'' 97 - Armazenagem Horizontal'', se houvesse alguma operação em que o usuário iniciasse sua execução, o nome do operador, tempo e data apareceriam nas devidas colunas.
Para visualizar os detalhes dessas movimentações, cujo número de OM é único, basta o usuário clicar no ícone do ''olho'' (1). É possível ver, dentro da mesma, quais produtos foram movimentados ou não, conforme o exemplo abaixo:
Clicando no “olho” abrirá essa tela para a identificação detalhada:
Para realizar o estorno dessa movimentação a gestão precisa incialmente observar se a
movimentação foi iniciada por algum usuário atentando-se no físico junto a equipe de execução e
também pela tela de gestão, se seu nome foi gravado como iniciado e/ou se tem alguma atividade
sem finalização pelo usuário. Para estornar, basta selecionar a OM em específica gerada e clicar no
botão “estornar” no campo inferior do lado direto da tela (2) – veja abaixo na figura:
Clicando no botão “Estornar” aparecerá um botão solicitando a confirmação do estorno da OM
informando a quantidade de OMS a serem estornadas. No caso do nosso exemplo será apenas 1 OM
conforme segue abaixo:
É imprescindível dizer que não pode ser permitido o estorno de uma movimentação que já tenha sido
iniciada por algum operador. Se isso for realizado, todos os itens dessa movimentação que já tiverem sido processados serão estornados para a posição de origem, resultando em quantidades incorretas nos endereços de armazenamento e origem, em casos graves, isso pode até mesmo causar problemas no processo de armazenagem, abastecimento e expedição. Se ocorrer um estorno indevido, é necessário verificar a movimentação estornada em um relatório de consulta, identificar seus endereços de origem e destino e ajustar as quantidades por meio de movimentações de transferências e ajustes necessários (conforme descrito no subtópico de transferências e ajustes).
Visualizar itens para Abastecimento Corretivo – KSTOOLS
O processo de abastecimento corretivo tem início com a geração do mapa de separação. Ao gerar o mapa, o gestor da operação ou auxiliar de PCE da mesa operacional realiza uma análise sistemática para comparar a quantidade solicitada no mapa com a quantidade disponível no endereço de separação no momento. Se o mapa de separação tiver uma quantidade de lote que não estiver disponível no endereço de separação ou for insuficiente para atender a demanda, o sistema irá gerar automaticamente uma tarefa de abastecimento corretivo para atender a essa demanda. O processo de geração de tarefa é sempre pelo tipo de quebra ''endereço de origem''. Para acompanhar esse processo dentro da ferramenta KSTOOLS, o requerente deve seguir o seguinte caminho: (insira o caminho correto para acessar a ferramenta KSTOOLS >Dashboards>Movimentação Interna>Gestão interna, como indicado abaixo:
Após acessar o caminho, irá abrir uma tela de gestão interna geral com várias informações de
gestão (ver subtopico xxxxx) onde, dentro deste, o usuário deverá clicar dentro da área
“abastecimento” e dentro do gráfico “corretivo” conforme exemplo:
Ainda nessa tela, há um indicativo no gráfico relatando uma quantidade de skus a serem
abastecidos de forma corretiva (1).
Acompanhar/gerar itens para Abastecimento Corretivo – KSTOOLS
O processo de geração do abastecimento corretivo é automático, como explicado
anteriormente. No entanto, se a configuração do cliente não permitir a criação ou liberação automática de abastecimento corretivo ao gerar o mapa de separação (ver subtópico configuração da Empresa XXXXX), é possível gerar e/ou acompanhar manualmente. As instruções para geração de abastecimento corretivo podem ser encontradas no tópico XXXX (ver tópico XXX). As informações necessárias para o abastecimento corretivo são as mesmas, mas o processo é corretivo.
Estornar Abastecimento Corretivo – KSTOOLS
O processo de estorno do abastecimento corretivo é realizado identificando o número da Ordem de Movimentação (OM) correspondente, no campo de gestão interna. As instruções detalhadas para esse processo estão descritas no tópico XXX (ver tópico XXX), cujas etapas são as mesmas para estornar itens gerados. O usuário deve identificar e estonar a OM do tipo ''62- Abastecimento Corretivo''
Executar Abastecimento KSMOB
Visualizar itens para Abastecimento – KSMOB
Realizado o procedimento de criação do abastecimento preventivo dentro da ferramenta
KSTOOLS o usuário deve realizar sua execução dentro da ferramenta KSMOB acompanhado com
sua execução física. Para realizar tal ato, o usuário (repositor ou operador empilhadeira) deve ter as
devidas permissões de acesso (ver permissões de acesso e configurações de usuário), para realizar o
abastecimento. Sem esses não é possível fâze-lo.
Para a sua execução o usuário deverá entrar com seu Login + senha e, avançar para as
“TAREFAS’’, a saber:
..,,.,,
Realizado o acesso, será visualizado pelo usuário as tarefas pendentes para sua execução
sendo identificadas pelo tipo de tarefa a ser executado, no caso do nosso exemplo será o
abastecimento preventivo:
Nestes campos tem algumas informações importantes para orientar a equipe de execução durante o processo :
1. Tipo de Atividade: Cada atividade tem sua nomenclatura adequada, sendo elas:
Abastecer Preventivo, Abastecer Corretivo, Armazenar, Estornar, Transferir.
2. Endereço: Endereço do local onde a mercadoria deve ser retirada, disposto em rua (R), prédio (P) e apartamento ( A).
3. OM: Identificação da Ordem de Movimentação (OM) ou identificador da tarefa que contém um número de O.M. embutido em sua atividade.
4. Operador: Identificação do nome do usuário que está executando à atividade iniciada.
5. Ordenações: Por padrão, o sistema tem 04 tipos de ordenação para facilitar a execução
diante muitas atividades em aberto e execução ao mesmo tempo, ele são fixados na tela
superior em como ATIV, ORIG, DOC e DIR onde, dentro do devido botão, setas
superiores são crescentes e setas inferiores decrescentes:
A. ATIV: Abreviação por atividade (ATIV) – Ordena por tipo de atividade em forma alfabética como, por exemplo: armazenagem (iniciais AR), abastecimento
Iniciais (AB). Segue 02 exemplos abaixo ordenados (crescente e decrescente):
B. ORIG: Abreviação por origem (ORIG) – Ordena por endereço de origem sua
ordenação sendo que, respeita a sequência - Depósito, Prédio, Rua, Nível e pto.
Segue 02 exemplos abaixo ordenados (crescente e decrescente):
C. DOC: Resumo número do documento (DOC) – Sua ordenação observa o
número da OM aplicado a esta tarefa em aberto, a saber o número da OM.
Segue 02 exemplos abaixo ordenados (crescente e decrescente):
D. DIR: Abreviação de (DIR) - Ordena o abastecimento de acordo com a direção do picking, ou seja, seguindo um fluxo crescente ou decrescente dos endereços de abastecimento. A sequência de abastecimento pode ser compreendida somente durante a execução da tarefa, onde a primeira tarefa terá a consolidação ordenada de acordo com uma sequência de abastecimento agrupado por rua de endereço de picking.
Executar Abastecimento - KSMOB
Identificado as informações de orientação e ordenação é importante compreender como funciona o processo de
abastecimento dentro da ferramenta KSMOB, que é válido tanto para abastecimento preventivo quanto corretivo. Para ilustrar, vamos utilizar como exemplo a OM de número 633002 (Abastecer Preventivo) nas tarefas a seguir:
Observe que na OM 633002 que ela é uma tarefa tipo “Preventivo” que solicita a retirada
do endereço R.4 P.11 N.2. A.1. Essa tarefa tem nível 2, o que sugere que a mercadoria esta armazenada em uma prateleira alta, sendo necessária a utilização de um equipamento tipo empilhadeira ou, na falta desse, uma escada para acessar o local. Além disso, é importante notar que à atividade não possui operador atribuído, o que significa que está disponível para qualquer usuário realizar. Para acessar à atividade, basta clicar no botão correspondente ou em qualquer área dentro da tarefa, e aparecerá a seguinte solicitação:
Abastecimento – Processo TELA 1
Solicita-se que o operador faça a leitura do código de barras do endereço de origem, que é R.4 P.11 N.2
A.1. Ao fazer a leitura, o primeiro Layer que está em vermelho mudará para verde, e em seguida o operador deverá fazer a leitura do código de barras do produto que será abastecido. É importante ressaltar que pode haver mais de um abastecimento com SKUs diferentes e destinos distintos a partir do mesmo endereço de origem.
Após confirmado o itém através da leitura do código de barras do produto (EAN ou DUN), será exibida uma tela com os dados de abastecimento do produto, incluindo a quantidade solicitada, o fator caixa, a validade e o lote (quando aplicável). O campo quantidade é editável, permitindo que o operador faça ajustes caso a quantidade solicitada não caiba no endereço de destino ou por qualquer outra situação não convencional. Dessa forma, o operador pode retirar apenas a quantidade desejada. Um exemplo é mostrado abaixo:
Se a quantidade de retirada não corresponder á quantidade solicitada (2), a nova quantidade informada será adicionada á informação de retorno ao endereço (3), e um campo ''motivo de ocorrência'', deverá ser preenchido (4) de acordo com as opções disponíveis (ver criação de motivos de ocorrências) antes de permitir a confirmação (5). Se o motivo da ocorrência não for preenchido, a confirmação da operação só será possível com a quantidade de abastecimento total solicitada.
Feita a confirmação, a segunda tela aparecerá para realizar a bipagem do endereço de destino
com a mensagem: “Confirma à alocação no destino?” (6):
Aceitando à ação, será repassado para o processo da TELA 2.
Abastecimento – Processo TELA 2
Bem similar ao processo do abastecimento da TELA 1, a TELA 2 solicita-se que o operador bipe
o código de barras do endereço de destino (7) e posteriormente aparecerá a tela na quantidade a ser
confirmada no endereço de destino, nesse caso o picking do produto 6417:
Após à alocação e confirmação da quantidade no picking, os saldos dos produtos serão debitados do endereço de origem e adicionados ao saldo no endereço do destino, que é o picking do SKU em questão.
Abastecimento – Processo TELA 3
Caso haja vários produtos no mesmo picking e abastecimento com a mesma origem para
mesmo destino, os produtos serão confirmados nessa tela de forma sequencial, após a finalização da etapa anterior (TELA 2), até que todos os SKUs dentro da mesma atividade e abastecimento sejam concluídos. No exemplo dado, como há apenas um item, à atividade será encerrada após a confirmação na tela anterior.
Após a conclusão de todas as atividades, a tarefa será encerrada automaticamente, concluindo à atividade da respectiva OM e retornando á tela inicial de "TAREFAS" para execução de outra OM, caso exista alguma pendente.
Tipos de Agrupamento - KSMOB
Durante a geração do abastecimento dentro da gestão interna (KSTOOLS), é possível criar diferentes tipos de quebras ou agrupamentos, e a escolha do tipo de criação terá um impacto direto na execução no ambiente físico. A seguir, apresentamos como cada tipo de criação funciona:
Conforme orientado no subtópico Gerar Abastecimento Preventivo, o agrupamento consistirá na união de todos os endereços por depósito, ou seja:
Será gerado uma OM única por depósito, consolidando todos os SKUS por endereço de
depósito:
Observe que essa única OM de número 633009 gerada (nesse exemplo) tem muitos skus de
diversas ruas e origens. Para não ficar extenso, foram incluidos 4 skus para abastecimento no
exemplo, mas podem ser incluidos todos os itens para abastecimento na mesma OM.
Lembrando que a operação do usuário é por tarefa, logo o primeiro usuário que aceitar e gravar
seu nome na tarefa ficará com ela até o final da execução, geralmente se o mesmo não finalizar toda a sua atividade vinculada a seu usuário. A execução é descrita no subtópico ''Executar abastecimento'' (ver tópico xxx).
Tipo - Rua Origem
Os abastecimentos agrupados por esse tipo serão consolidados por tipo rua origem, a saber:
Será gerado OMS consolidando e contendo vários SKUs de mesma RUA de origem agrupandos os dentro da mesma tarefa:
Observe a primeira OM de número 633015 gerada (nesse exemplo), teve muitos SKUs de diversas, origens mas todos da mesma rua de origem. No caso desse exemplo, gerou mais de 15 SKUs para
abastecimento, onde apenas os 4 primeiros são mostrados acima. A execução segue as orientações descritas no subtópico ''executar abastecimento'' (ver tópico xxx).
Tipo – Nível Origem
Os abastecimentos gerados por esse tipo serão consolidados por tipo de nível criado na
armazenagem, a saber:
Será gerado OMS consolidando e contendo vários SKUs de mesmo NÍVEL de origem
agrupando-os dentro da mesma tarefa:
Pegando a OM de número 633035 (nesse exemplo) teve muitos skus de diversas origens mas
todos de mesmo NÍVEL de origem sendo no caso todos de Nivel 1. No caso deste exemplo, gerou
mais de 37 SKUS para abastecimento. A sua execução é da forma descrita no subtópico executar abastecimento (ver tópico xxx).
Tipo – Rua Destino
Os abastecimentos gerados por este tipo serão consolidados por tipo de rua de destino, a
saber, por rua de picking:
Será gerado Oms consolidando e contendo vários SKUs de mesmo rua de picking:
Nesta OM de exemplo (OM633045), foi criado e agrupado vários SKUs cujo agrupamento ficou
sendo na rua de origem do destino, contemplando assim vários itens agrupados na mesma tarefa.
Tipo – Endereço de Origem
O agrupamento por endereço de origem, nada mais é do que a geração de cada OM para cada
abastecimento ou SKU:
Será gerado uma OM para cada SKU a ser abastecido observando o agrupamento por endereço
de origem podendo ou não ter mais de 1 SKU a ser abastecido se o mesmo tiver no mesmo endereço
de origem a exemplo dessa OM de número 633061:
Por padrão, quando o abastecimento corretivo é gerado automaticamente, o sistema o faz no formato do tipo ''Endereçamento de Origem'', mas isso não impede que o seu estorno seja realizado (ver subtópico ''executar estorno'') e que ele seja gerado agrupado em outros tipos de abastecimento. Para o Abastecimento Preventivo, a sua criação por esse tipo é operacional e depende do usuário no momento da sua geração.
Sempre é recomendado que a execução de um abastecimento inicie pelo modelo do tipo de ''Endereço de Origem'', a fim de permitir que a equipe seja treinada e os processos sejam ajustados antes da utilização de outros modelos. A forma de execução é a mesma descrita no subtópico ''executa abastecimento'' (ver tópico xxx).
Todas as quebras deve ser realizadas com critério e de maneira adequada. O gestor da operação deve identificar qual o melhor método diante de sua operação e organização, e somente depois de adequado e observado, fazer o acompanhamento de sua gestão pelo KSTOOLS na gestão interna.