Gestão Interna
Dentro da logística, à movimentação é uma atividade fundamental para o controle de deslocamento físico dos produtos. Essa movimentação ocorre geralmente dentro dos centro de distribuição. Portanto à movimentação interna, tem como objetivo principal otimizar o fluxo dos produtos que contém dentro do armazém, garantindo à disponibilidade deles dentro do estoque, onde minimiza custos operacionais e melhora o controle de qualidade dentro da logística da empresa.
Além disso, à gestão interna traz ao usuário uma segurança no trabalho e facilita o controle de estoque. Abaixo iremos explicar como funciona a gestão interna e cada parâmetro que contém dentro da movimentação e para que serve cada um deles:
Dentro da tela de 'Movimentação Interna', tem no canto do lado direito um símbolo de relatório ele é para tirar um relatório de giro de produtos.
No caso abaixo, já clicamos no símbolo de relatório, sendo assim que abriu uma nova tela onde trás um filtro onde tem algumas informações para que possa ser feito o relatório do 'Giro do Produto'. Conforme imagem abaixo:
- Empresa> Selecionar a empresa para tirar o relatório.
- Data início e Data fim > do período para ser consultado.
- Produto> caso queira consultar um produto em expecífico.
- Curva de Venda, caso queira marcar uma curva vinculado a curva ABC.
- Curva de Acesso, caso queira marcar uma curva vinculado ao acesso do produto na curva ABC.
- Tipo picking, qual tipo de picking quer o relatório.
- Dias de cobertura do picking, nesse caso quanto dias foi a cobertura de produto desse picking.
- Depósíto, para colocar o depósito que será gerado o relatório.
Após o relatório gerado, temos algumas colunas com informações necessárias, tipo:
- Código, código do produto no cadastro do ERP e do WMS.
- Descrição, nome do produto no cadastro.
- Curva Venda, qual é a curva ABC do produto.
- Curva de Acesso, qual a curva de acesso do produto.
- Última Saída, qual foi a última saída do produto.
- Depósito, em qual depósito esta o cliente.
- Rua, em que esta o produto.
- Prédio, em qual esta localizado o produto.
- Apto, em qual esta localizado o produto.
- Fator Picking, qual é o fator da caixa no picking.
- Total Norma Palete, qual é o total norma palete do produto no local.
- Qt.Und.Caixa, qual a quantidade de unidade que possui na caixa do produto.
- Qt.Ruputuras, quantidade que foi feito o corte do produto.
- Qt.Abastecimento Corretivo/Transferência, qual a quantidade que foi feito de abastecimento corretivo e transferência do produto.
Dentro do relatório gerado, ainda tem as colunas:
- Qt.Dias, quantos dias o produto esta no endereço.
- Qt.Unidades, quantos produtos tem no endereço.
- Qt.Pedidos, quantos pedidos teve no endereço.
- Qt.Caixas, quantidade de caixas no endereço.
- Ponto Reposição Caixa, qual o ponto de reposição do produto durante o período selecionado.
- Média ùnid. Dia, média de dias do giro do no endereço.
- Média Caixas Dia, média de dias do giro do produto por caixas no endereço.
- Lastro Norma Palete, qual é lastro norma palete do produto.
- Estoque ERP, qual é o estoque do produto no ERP.
- Estoque Aéreo, do produto no endereço.
- Cobertura do picking em dias, quanto tempo teve para o período.
- Capacidade Picking Caixa, qual a capacidade de caixa no picking.
- Empresa: Empresa na qual estará usando o sistema Kaizen.
- Turno: São os turnos de cargas horária dos colaboradores dentro da empresa, é programado de acordo com as normas da empresa, geralmente segue os da seguinte forma: Turno ll, Turno lll, turno IV, Turno V e Turno I 08 ás 18:00h.
- Dias: São o dias, semana e mês, referente as informações de dados da gestão interna dos produtos dentro do sistema.
1. Inventários: Dentro do campo de inventário, temos toda à informação do mesmo, onde o usuário irá visualizar o número do inventário, tipo de inventário, status(%), Quantidade de Sku's, Quantidade de Endereço, Quantidade de O.C, data início e as ações. Conforme mostrado na imagem abaixo:
- 2. Rupturas: Refere-se as situações em que ocorre falhas e interrupções no fluxo do estoque de produtos, isso acontece desde o fornecimento dos produtos até a entrega ao consumidor final, trazendo assim falta ou inversão do produto no cliente. No sistema mostramos à quantidade de Sku's e os endereços que estão localizados as rupturas, ainda no sistema o usuário consegue visualizar a data de quando foi gerado, o departamento, rua, prédio, nível, apartamento, produto, quantidade, operador, atendido, tempo, abastecimento e a O.M., se o usuário clicar no quadrado para selecionar, abaixo ele tem a opção de abastecer ou não essa ruptura dentro do sistema.
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- 3. Avarias: Dentro do sistema iremos mostrar como funciona a tela de avarias, que se refere aos defeitos, danos ocorridos no ato do transporte ou até mesmo no armazenamento das mercadorias dentro do centro de distribuição, na tela do sistema, conseguimos mostrar ao usuário a quantidade de SKu's, Unidades, Valor da avaria e sobre o estoque total que soma o percentual, seguindo nos parâmetros do sistema o usuário consegue visualizar o departamento, rua prédio, Nível, apartamento, o motivo da avaria, sku's, unidades, percentual/motivos e o valor/motivo.
- 4. Bloqueios: Os bloqueios, faz com que o usuário tenha controle do fluxo das mercadorias, onde traz informações e recursos dentro do centro de distribuição, onde visa o controle de estoque, a segurança, controle de acesso, portanto traz à movimentação de toda a entrada de mercadoria. Na tela abaixo iremos mostrar como funciona dentro do sistema a parte de bloqueio.
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- 5. Crossdocking/Reservas: O crossdocking é uma estratégia usada para otimizar os fluxos de mercadorias e diminuir o tempo da armazenagem dentro do centro de distribuição, no entanto as mercadorias entra no CD e logo são conferidas e reorganizada para o encaminhamento aos destinos finais, sem a necessidade de estocar elas dentro do armazém. Dentro do sistema, iremos mostrar o controle desse processo de crossdocking. O usuário irá selecionar o cliente, colocar o número do pedido após isso os produtos será identificado dentro do sistema, de acordo com o produto, crossdocking total, data de validade, quantidade de disponível, e quantidade para reservar, após essa conferência de dados o usuário irá clicar em confirmar para gerar o crossdocking das mercadorias para a saída até seu consumidor final.
- 6. O.M.: As ordens de movimentações, é usada dentro do sistema para controlar as movimentações dos produtos dentro dos processos logísticos na operação, para identificar quando e onde os materiais devem ser movidos, no entanto as O.Ms. vem para otimizar o fluxo dos produtos e fazer o controle dos recebimentos, armazenamentos, separação dos pedidos e transferências internas. No sistema temos os parâmetros de Ordem, Convocação Ativa, Data, Número da O.M., na parte dos tipos, segue os seguintes tipos que contém dentro do sistema com o usuário irá selecionar de acordo com a sua demanda: 50 - Transferência Oriunda de Estorno, 58- Transferência Vertical, 61- Abastecimento Preventivo, 62- Abastecimento Corretivo, 63- Retorno de Abastecimento, 97- Armazenagem Horizontal, 98- Armazenagem Vertical, Skus, Status(%), Operador, Inicio e tempo total. Após o usuário verificar as informações de dados dentro da O.M., ele pode clicar em
- estornar a O.M ou finalizar, abaixo no canto direito da tela.
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- 7. Abastecimentos: Dentro do nosso sistema Kaizen, usamos 2 tipos de abastecimento, sendo eles: Abastecimento Preventivo: Que nada mais é do que a gestão de previnir à falta do estoque do produto no picking. No sistema mostrando os parâmetros de onde os produtos está, depósito, rua, prédio, nível, apartamento e o produto, mostra também o status, a quantidade de skus, etc. Após conferir todos os dados o usuário irá clicar no lado direito da tela em abastecer.
- 8. Abastecimento Corretivo: é para atender as pendências de saídas dos produtos, nesse caso para atender os pedidos de clientes.
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