Transferência entre Endereços - KSMOB
A transferência entre endereços é uma forma de realizar o abastecimento dos endereços mediante uma necessidade não programada. Ela acontece muitas das vezes, durante a operação em virtude de alguma divergência de saldo e sku dentro dos endereços ou mediante, a não geração do abastecimento, por parte da gestão dentro da ferramenta KSTOOLS. Seja qual for o motivo, ela é uma alternativa a não deixar os endereços desabastecidos e, se configura como um “escape” a um “processo não oficial” realizando sua ação corretiva dentro da operação.
Sempre é melhor o abastecimento ser feito de forma programada pelos métodos de abastecimento oficiais preventivo e corretivo, pois o operador de abastecimento (repositor ou operador empilhadeira) tem tempo para sua execução antes da solicitação ao endereço de separação. Este processo, de transferência entre endereços, é exclusivamente feito dentro da ferramenta KSMOB onde, por meio de endereços de origem e destino, realiza-se a sua ação diante da necessidade imediata. Os processos descritos a seguir mostram como é possível ser feita a sua execução.
Transferir I - Bipe o Endereço de Origem
Para iniciar o procedimento de transferência, o usuário deve bipar o endereço onde se tenha o saldo que se deseja transferir. Para ter a ciência deste saldo, é importante que se faça uma pesquisa de estoque disponível nas duas ferramentas: KSTOOLS (ver subtópico estoque) e KSMOB (ver subtópico consultas). Com o endereço pesquisado, o usuário deve se dirigir ao endereço em questão e bipar o código de barras através do menu principal. Tomamos como um exemplo um endereço de origem R.7 P.36 N.2 A.1:
Ao bipar o código do endereço no MENU principal lá no físico, o sistema vai abrir uma
consulta de endereço mostrando dentro do endereço o que tem disponível. Neste nosso exemplo,
temos o produto SKU de código interno 8193 com 3300 unidades e validade de 06-08-2022.
Neste caso, temos apenas 1 produto, mas pode ser possível ter quantos itens forem possíveis desde que, no endereço físico, também contenha. Caso não tenha fisicamente e sistemicamente, tenha, é necessário realizar o processo de ajuste descrito no subtópico Ajustes (ver subtópico Ajustes). Com este exemplo em mãos, podemos iniciar o processo de transferência desse item, mas, a priori, é importante identificar os campos dos indicadores na imagem acima:
Endereço: Nomenclatura do endereço.
SKU: Expresso com código interno e nomenclatura do produto.
Validade: Validade do produto (se o produto trabalhar) e/ou lote (se o produto trabalhar).
Quantidade Atual: Quantidade atual do endereço sem movimentações.
Pendente de Entrada: Quantidade a entrar no endereço, mas ainda não confirmada (quando tem uma UAL em aberto, mas não foi confirmada no endereço).
Pendente de Saída: Quantidade reservada em uma OM de separação em aberto/aguardando ser realizada.
Quantidade Bloqueada: É uma quantidade bloqueada através do processo de bloqueio de endereço na gestão interna (ver processo subtópico xxxx).
Quantidade Disponível: É a quantidade disponível para movimentação debitada da quantidade atual menos pendente de entrada, pendente saída e quantidade bloqueada. Este será o disponível a ser feito para movimentação.
Transferir II – Realizando a Saída
Para realizar o procedimento de saída do endereço, o operador deve clicar em cima da
nomenclatura do produto que se deseja transferir ou bipar o código de barras do produto (tem o
mesmo efeito), onde aparecerá uma tela solicitando a quantidade:
Observa-se que a quantidade máxima a ser transferida é de 3300 que, neste caso, é a quantidade disponível a ser transferida já debitando as pendências de entrada e saída ou bloqueado se houver.
Neste nosso exemplo acima, tivemos apenas 1 item neste endereço com apenas uma validade disponível. Quando houver mais itens, basta escolher o item e, se por acaso, dentro do endereço de origem tiver duas ou mais validades ou lotes do mesmo SKU, antes de realizar o procedimento acima, aparecerão opções para escolher (dentro do SKU) a validade/lote a ser transferida, como um exemplo abaixo:
Voltando ao procedimento anterior, uma vez inserida uma quantidade (8), basta o usuário confirmar apertando o botão “ok” e, em seguida, apertar o botão “confirmar itens” no final da tela (9), observando que, quando aceitou a quantidade, o campo “selecionado” ficou marcado na quantidade solicitada e o SKU completo de transferência ficou em “verde” (10), indicando a sua seleção.
É aconselhado sempre que, quando realizar uma transferência, o usuário sempre observe que deve ser feito em unidades e, sempre que possível, realize o mesmo observando a quantidade de itens unitários que compõem uma caixa/fardo completo para evitar avarias e desvios possíveis. Nestenosso exemplo, usamos 100 unidades que, pelo fator de caixa com 50, serão movimentadas fisicamente 02 caixas e 100 unidades dentro do sistema.
Quando o usuário confirmar os itens, uma mensagem irá aparecer solicitando uma confirmação, como exemplo abaixo:
Confirmando os itens, logo adiante será mostrada uma tela para confirmar sua saída do endereço na quantidade desejada, contendo apenas a quantidade de transferência requerida. Para isso, basta que ele realize a operação de confirmar saída no botão específico para isso.
Um detalhe a se considerar aqui é que, quando o usuário selecionar os itens e apertar o “sim” da mensagem “Deseja adicionar os itens selecionados à transferência?” (Acima da figura anterior), uma tarefa de transferência (tipo 58) será criada automaticamente lá no campo tarefas do coletor (e também dentro do tools dentro da gestão interna – VER Subtópico visular om e estorno). Essa tarefa e sua execução e finalização estão amarradas a este processo de transferência que, quando finalizá-la, será fechado automaticamente também dentro das Tarefas do KSMOB e do KS-TOOLS, ficando dessa forma:
Importante ressaltar que, após a confirmação dos itens selecionados para transferência através
da mensagem e a tarefa for criada, se o usuário não concluir o processo de transferência, por algum
motivo, a tarefa não se desfaz, ficando em aberto dentro do KSTOOLS e KSMOB até ser realizada.
Logo, é necessário sempre ficar observando, orientando os usuários nas suas devidas finalizações
das atividades.
Transferir III – Confirmando no endereço de destino
Após o processo de confirmação de saída na quantidade solicitada de transferência, uma tela de
destino será aberta informando o endereço de picking que está vinculado ao produto (ver cadastro de
produto).
Transferência para Endereço Tipo Picking
Para realizar o processo, caso o objetivo seja abastecer o picking de venda do produto, basta o
usuário se deslocar para o endereço apontado com a mercadoria em mãos e bipar o endereço de
destino apontado. Será finalizado automaticamente a tarefa quando o fizer.
Se por acaso o endereço bipado não for o endereço de picking solicitado e o mesmo não estiver vinculado ao cadastro do produto, não será permitida a sua alocação, informando a mensagem abaixo:
Para permitir que seja colocado o endereço de picking, obrigatoriamente deve ser vinculado ao produto no cadastro de picking e deva ser realizado tal processo para isso (ver cadastro do produto).
Transferência para Endereço Tipo Pulmão
Para realizar o processo, caso o objetivo seja apenas transferir a quantidade de um endereço de pulmão a outro endereço de pulmão, basta o usuário bipar o endereço de pulmão de interesse, que o mesmo irá aceitar, será transferida a quantidade selecionada e finalizada sua atividade.
Ao terminar de realizar o procedimento de transferência, todas as tarefas que tiverem sido criadas automaticamente de transferência (tipo 58) serão fechadas automaticamente. Caso o usuário aborte o processo de transferência no início e a tarefa tiver sido criada, o gestor deve entrar dentro das tarefas de transferir criadas e finalizá-las ambos de origem e destino iguais, para findar o processo. Cabe ao gestor acompanhar e verificar constantemente qual usuário está criando e não finalizando as atividades de transferência, ou restringir esse processo de transferência a usuários escolhidos.
Ajustes de Endereços
Ajuste – Processo Operacional
Realizar Ajuste de Endereço - KSMOB
O processo de ajuste de endereços só é possível de ser realizado dentro da ferramenta KSMOB, podendo apenas ser acompanhado pela ferramenta KSTOOLS na questão de consultas. Sua operação é basicamente realizar a verificação física da mercadoria em termos de quantidade, validade ou lote e comparar com o que está carregado dentro do sistema no respectivo endereço.
Primeiro, busca-se o endereço respectivo para se realizar o ajuste ou se tem conhecimento do problema observado através de outros usuários através de comunicação/indicação e se direciona ao respectivo local. Em seguida, bipa-se o endereço e visualiza-se as suas devidas quantidades e valida-se no físico as respectivas quantidades. Tomamos como exemplo o endereço R.1 P.21 N.1 A.3 para ilustrar a movimentação. O processo é bem similar ao descrito anteriormente como transferência na sua fase inicial:
Diferentemente do processo de transferência, o usuário deve clicar no ícone “ferramenta”, no canto superior direito da tela (1), onde, ao fazê-lo, abrirá duas opções distintas para sua realização, a saber: entrada e saída de ajuste:
Entrada de Ajuste
Para realizar a entrada de ajuste, o processo é bem simples, basta clicar no botão “+” de “Entrada de Ajuste” como no exemplo acima. Em seguida, abrirá a seguinte tela:
Nessa tela será realizada a operação, bastando que o usuário se atente às opções no cabeçalho, a saber: O endereço de operação (2), o tipo de ajuste (3) e o fator de conversão (4). Caso algum dos itens seja diferente, o usuário pode trocar conforme sua necessidade, onde:
Endereço Errado: Basta sair e bipar o endereço correto.
Tipo de Ajuste: Pode alterar conforme adendo na figura.
Fator de conversão: Pode alterar entre caixa e unidade.
Por padrão, o sistema sempre vai preencher conforme o tipo de operação escolhido e trazer
em unidades, bastando o usuário decidir se vai manter ou alterar os dados.
Analisado o cabeçalho, o usuário deve alocar a quantidade que deseja incluir no campo “bipe
o produto” (5), usar o botão multiplicador “X” (6) que a quantidade será substituída de 1 para o valor
acrescido (7) e, no campo “bipe o produto” (que deverá ficar vazio novamente), o usuário deve
colocar o código interno do produto e dar “Enter” ou bipar o código de barras do produto:
Realizado o processo, aparecerá uma outra tela onde a quantidade aparecerá embaixo do campo de inserção (8) – [usamos 15 como quantidade e uso do código interno do produto para simulação] – e solicitará alguma outra informação adicional (9) que esteja vinculada ao cadastro do produto (ver cadastro do produto), a saber, no nosso caso, a Validade. Poderá ser solicitado o Lote também ou ambos (Validade e Lote), ou nenhum, se for o caso da situação do produto.
Validadas as informações, basta que o usuário confirme a operação (10) e a operação será concluída, fechando a tela e voltando ao menu principal. Para confirmação, caso o usuário queira, basta o mesmo bipar o endereço ajustado e visualizará o saldo em sua quantidade e/ou validade/lote inseridos.
Saída de Ajuste
Para realizar a saída de ajuste, o processo é bem similar ao processo de “Entrada de Ajuste” (ver subtópico acima). Só que, em vez de ir ao botão de entrada, o usuário irá à opção “Saída de Ajuste”, onde aparecerão as mesmas opções, bastando que o mesmo mude a opção de “Entrada” para “Saída” (se não o tiver feito automaticamente) e realize o mesmo procedimento descrito no subtópico acima:
Neste processo de saída, há de considerar alguns aspectos adicionais em que a entrada não se restringe:
Saída apenas do existente: Apenas se é permitido retirar algo que existe no endereço, seja ela quantidade, validade ou lote. Tentativas de retirada de itens não existentes não serão permitidas.
Quantidade disponível: Somente se pode retirar a quantidade do campo “Disponível”, mesmo porque a operação observa as movimentações em aberto existentes (entrada, saída ou bloqueado). Deduzindo-se os dados (quantidade, lote ou validade);
Movimentações Pendentes: Caso haja alguma movimentação iniciada (Transferência ou Saída), haverá uma mensagem abaixo indicando uma movimentação em aberto, a exemplo deste endereço com movimentação abaixo:
Neste caso, é necessário que se apure corretamente as quantidades físicas no endereço x sistema x movimentações em aberto, pois o separador pode ter ou não passado no endereço e pegado o produto fisicamente, resultando assim em apuração incorreta. O sistema somente realiza a baixa no endereço respectivo no momento em que a OM de separação é conferida e finalizada sua conferência. Em caso de dúvidas neste procedimento, é melhor aguardar a finalização das Oms e a(s) Movimentações Pendente(s) sumirem para realizar o processo de baixa do endereço. Realizar este processo sem apurar corretamente as diferenças ocasiona novas divergências e, a depender da quantidade e gravidade, pode seriamente comprometer uma operação.