Inventário

Inventário

Gestão de Inventário
 Inventário é todo o processo de análise e contagem física das mercadorias que estão armazenadas em um determinado local. O objetivo principal do inventário é obter informações precisas sobre a quantidade e qualidade de todos os produtos estocados, a fim de avaliar o desempenho e a saúde do negócio. Essa análise minuciosa permite identificar possíveis discrepâncias e tomar decisões estratégicas relacionadas à compra, venda e armazenamento dos produtos.
Dentro do nosso sistema Kaizen, oferecemos o recurso de Dashboards, que inclui o menu de gestão de inventário. Nesse contexto, iremos descrever como funciona o processo de cadastramento do inventário no sistema KS-TOOLS.

 


Neste aspecto da gestão de inventário, iremos fornecer aos nossos usuários orientações sobre como cadastrar e buscar as informações relacionadas à gestão de inventário de suas mercadorias no sistema. A seguir, apresentamos uma tela explicativa que demonstra como monitorar a gestão de inventário.


  1. Empresa: É o registro da empresa que estará cadastrada no sistema Kaizen.
  2. Pesquise aqui: Permite pesquisar inventários já lançados no sistema para realizar a conferência de dados.
  3. Dias: Refere-se aos dias relativos aos inventários dentro do sistema, nos quais o usuário pode fazer pesquisas, abrangendo um período de até 365 dias.
  4. Inventário: Refere-se ao controle de mercadorias. Esse documento é obtido por meio do monitoramento das principais áreas de foco para otimização de custos e eficiência em cada operação. Busca-se obter uma visão abrangente para planejar o centro de distribuição, com base em todos os dados de estoque, reduzindo custos. A empresa pode tomar decisões com base nas informações obtidas nas atividades logísticas.
  5. Cobertura de Inventário: É uma medida de controle para avaliar a capacidade de gerenciamento de estoque e o controle do inventário. É um indicador muito importante em relação ao estoque, pois está diretamente relacionado às vendas diárias, ao capital de giro e aos custos adicionais de armazenamento. No sistema, apresentamos os resultados dos inventários realizados ao longo dos dias, meses e anos, fornecendo informações sobre as porcentagens de SKUs e endereços, médias de contagens por minuto no picking e no pulmão, além da cobertura dos inventários em termos de meses e anos.
  6. Ícone "+":  Ao clicar nesse ícone, o usuário poderá configurar um novo inventário de acordo com a ordem desejada dentro do sistema Kaizen. A seguir, descreveremos os parâmetros disponíveis nessa tela de tarefas:
  7. Tipos de Inventário: No sistema, o usuário trabalhará com o inventário rotativo.
  8. 1. O que é Inventário Rotativo: O Inventário Rotativo consiste na contagem contínua dos produtos, permitindo a gestão organizada das mercadorias em curto, médio e longo prazo, de acordo com o tamanho do estoque da empresa. É importante ressaltar que o inventário rotativo traz benefícios como maior qualidade nos serviços prestados, aumento da segurança, redução de custos e melhoria na confiabilidade do controle de estoques.  
  9. Nessa tela, apresentamos um exemplo de inventário rotativo, com os seguintes parâmetros: O.C. (Ordem de Contagem), contagem, status de porcentagem, posição, SKUs, departamento, rua, prédio, nível, contador, data e horário de início, data e horário de término e tempo médio. O usuário pode clicar em qualquer um desses parâmetros para abrir a tela de informações correspondente no sistema.
  10. Ao lado, temos um gráfico com percentuais relacionados aos dias e horários, mostrando quando o inventário foi concluído. Abaixo, são exibidas informações médias por hora e totais, incluindo SKUs, posições e acurácia, além dos contadores, picking, aéreo e o total.
  11. Por fim, há um gráfico que mostra ao usuário os endereços contados, com cores identificando aqueles que já foram contados (verde) e aqueles que foram finalizados (azul).
  • A seguir, explicaremos ao usuário o passo a passo para cadastrar um inventário no sistema Kaizen.                                                                 

  • 2. A configuração é realizada dentro do inventário, permitindo que o usuário defina a sua própria configuração de acordo com suas necessidades. Na tela abaixo, há três opções disponíveis para seleção, que podem ser escolhidas conforme a demanda do cliente. A seguir, explicaremos cada uma delas.

  •  I. Depósito Geral: Refere-se à quantidade total de itens armazenados no depósito da empresa, englobando toda a cadeia de suprimentos dos estoques alocados. Essa configuração considera o estoque da primeira contagem, mas não se limita apenas aos produtos selecionados ao gerar o inventário por produto.
    ll. Rotativo sem considerar estoque: Envolve a contagem dos produtos armazenados no estoque, realizada apenas uma vez, sem levar em consideração a primeira contagem dos produtos e sem restringir-se aos produtos selecionados ao gerar o inventário por produto.
    lll. Rotativo por produto: Consiste no controle da velocidade de vendas dos produtos específicos durante um determinado período de tempo. Essa métrica é usada para avaliar a eficiência do gerenciamento de estoque e a demanda dos produtos. É importante destacar que o rotativo por produto não leva em consideração o estoque da primeira contagem, mas apenas os produtos selecionados ao gerar o inventário por produto.
    1. 3. Filtros: Dentro dos parâmetros de filtragem, o usuário poderá pesquisar o estoque no armazém por endereço, produto e marca. Durante esse processo, cada produto será identificado de forma organizada dentro do sistema, exibindo o código do produto e sua descrição. Da mesma forma, no filtro de marca, o endereço será apresentado ao usuário com base na configuração selecionada no campo de configurações.
    Após selecionar o filtro de acordo com a necessidade de identificação no sistema, o usuário deve clicar no funil presente no filtro de "Produtos". A seguir, explicaremos cada opção conforme ilustrado na imagem abaixo: 

      Após clicar no ícone de funil de pesquisa, abrirá a tela de filtragem de movimentações. Nessa tela, o usuário poderá inserir a data de início e fim e selecionar o tipo de inventário a ser movimentado. Abaixo, explicaremos cada opção disponível:
    1. Produtos com ocorrência: São todos os produtos que apresentam algum tipo de bloqueio, avaria ou falta no estoque.
    2. Produtos não inventariados no período: Refere-se aos itens que não foram incluídos no inventário físico ou na contagem de estoque durante um determinado período, de acordo com o sistema de gestão de estoque.
    3. Movimentações de expedição: Indica quando os produtos saem do centro de distribuição, dentro das movimentações de expedição.
    4. Movimentações de recebimentos: Refere-se ao controle de recebimento das mercadorias dentro do centro de distribuição, incluindo a organização do recebimento físico e a verificação dos registros dos produtos.
    5. Movimentações internas: São as movimentações internas dentro do armazém, como abastecimentos e trocas de endereços dos produtos.
    6. Estoque positivo: São todos os produtos disponíveis dentro do centro de distribuição para serem movimentados.
    7. Estoque negativo: Refere-se aos produtos com um saldo negativo no centro de distribuição, indicando um déficit entre as quantidades registradas como disponíveis no estoque e as quantidades vendidas ou consumidas.
    8. Estoque zerado: Refere-se à falta de disponibilidade dos produtos no estoque, sem movimentações, pois o estoque está zerado.
    9.                                                   
    10. 4. O resumo é a quantidade filtrada dentro do sistema para determinar a localização de ambos dentro do centro de distribuição.

      Conforme a tela acima, são apresentados todos os itens que foram selecionados, bem como a separação de cada um. O "picking" possui uma quantidade de 4 itens, o "pulmão" possui 7 itens e a "Restrição" não possui nenhum item selecionado. Ao lado, é exibida a média do tempo de contagem em minutos para cada grupo, sendo eles "picking" e "pulmão". Abaixo, será feita a seleção dos usuários responsáveis pela organização de cada departamento dentro do centro de distribuição.
    1. 5. Quebra O.C.: São as quebras de ordem de contagem dentro do sistema, que facilitam o processo de inventário, de acordo com cada movimentação. Elas podem ser classificadas como depósito, depósito/Rua e Depósito/Rua/Nível/Lado, as quais serão descritas abaixo na tela demonstrativa:

    I. Depósito: Local de armazenagem das mercadorias.
    II:Depósito/Rua: Local de armazenagem e identificação da rua onde esta os produtos.
    III: Depósito/Rua/Nível/Lado: É o local de armazenagem dentro dele a identificação da rua, nível e lado que está os produtos de acordo com a separação de estoque.
    IV: Quantidade Prédios: É referente as instalações de armazenamento das distribuições de estoque de produtos, com a identificação dos números onde facilita a movimentação e organização dos produtos.
    1. Parâmetros: É onde o usuário do sistema irá marcar o colaborador que será responsável pelo processo do inventário, abaixo iremos explicar como selecionar o colaborador para essa ação:

      O usuário do sistema pode pesquisar o colaborador pelo nome completo, ID e a Matrícula do ERP, obtendo assim a disponibilidade de turnos, que são: Todos, Comercial, Primeiro Turno, Segundo Turno e Terceiro Turno. Além disso, é possível pesquisar por perfil, que inclui: Todos, Auxiliar Operacional, Conferente, Embalador, Empilhador e Gestor. Após realizar a pesquisa de colaborador, o usuário pode clicar em "concluir" para gravar todas as informações no sistema KS-TOOLS.
      • Related Articles

      • Configuração Inventário

        Inventário O inventário é o processo de contagem de todos os itens do estoque dentro do centro de distribuição. O inventário desempenha um papel essencial na garantia de controle dos produtos, proporcionando uma organização de qualidade para atender ...
      • Alerta Sonoro no Inventário

        A necessidade de alguns clientes, que hoje não trabalham com controle de produtos por validade ou por lote, é que a confirmação do produto seja na tela inicial dos dados do produto a ser inventariado. Sendo assim, no intuito de simplificar o ...
      • Nomenclatura das Etiquetas

        VIDxxx: Prefixo das etiquetas usadas na separação de produtos, que referenciam uma OM e seus produto. Elas são usadas durante ou após a separação e posteriormente utilizadas para iniciar a conferência. Após a conclusão da conferência, essa etiqueta ...
      • Processo de Peso Variável

        Nosso sistema de gestão de estoque WMS, temos a opção de trabalhar com produtos de peso variável. Atualmente, se o produto estiver registrado no KS-Mob como de Peso Variável, a ferramenta validará essa informação nos processos de Recebimento de ...
      • Controle de Número de Série

        Os números de série são utilizados para distinguir unidades individuais semelhantes. São úteis no controle de qualidade, pois, caso seja detectado um defeito na fabricação de um lote específico de produto, o número de série permitirá a identificação ...