Inventário

Inventário

Gestão de Inventário
 Inventário é todo o processo de análise e contagem física das mercadorias que estão armazenadas em um determinado local. O objetivo principal do inventário é obter informações precisas sobre a quantidade e qualidade de todos os produtos estocados, a fim de avaliar o desempenho e a saúde do negócio. Essa análise minuciosa permite identificar possíveis discrepâncias e tomar decisões estratégicas relacionadas á compra, venda e armazenamento dos produtos.

Dentro do nosso sistema Kaizen, oferecemos o recurso de Dashboards, que inclui o menu de gestão de inventário. Nesse contexto, iremos descrever como funciona o processo de cadastramento do inventário no sistema KS-TOOLS.
 
Neste aspecto da gestão de inventário, iremos fornecer aos nossos usuários orientações sobre como cadastrar e buscar as informações relacionadas à gestão de inventário de suas mercadorias no sistema. A seguir, apresentamos uma tela explicativa que demonstra como monitorar a gestão de inventário.

  1. Empresa: É o registro da empresa que estará cadastrada no sistema Kaizen.
  2. Pesquise aqui: Permite pesquisar inventários já lançados no sistema para realizar a conferência de dados.
  3. Dias: Refere-se aos dias relativos aos inventários dentro do sistema, nos quais o usuário pode fazer pesquisas, abrangendo um período de até 365 dias.
  4. Inventário: Refere-se ao controle de mercadorias. Esse documento é obtido por meio do monitoramento das principais áreas de foco para otimização de custos e eficiência em cada operação. Busca-se obter uma visão abrangente para planejar o centro de distribuição, com base em todos os dados de estoque, reduzindo custos. A empresa pode tomar decisões com base nas informações obtidas nas atividades logísticas.
  5. Cobertura de Inventário: É uma medida de controle para avaliar a capacidade de gerenciamento de estoque e o controle do inventário. É um indicador muito importante em relação ao estoque, pois está diretamente relacionado às vendas diárias, ao capital de giro e aos custos adicionais de armazenamento. No sistema, apresentamos os resultados dos inventários realizados ao longo dos dias, meses e anos, fornecendo informações sobre as porcentagens de SKU's e endereços, médias de contagens por minuto no picking e no pulmão, além da cobertura dos inventários em termos de meses e anos.
  6. Ícone "+":  Ao clicar nesse ícone, o usuário poderá configurar um novo inventário de acordo com a ordem desejada dentro do sistema Kaizen. A seguir, descreveremos os parâmetros disponíveis nessa tela de tarefas:
  7. Tipos de Inventário: No sistema, o usuário trabalhará com o inventário rotativo.
  8. 1. O que é Inventário Rotativo: O Inventário Rotativo consiste na contagem contínua dos produtos, permitindo a gestão organizada das mercadorias em curto, médio e longo prazo, de acordo com o tamanho do estoque da empresa. É importante ressaltar que o inventário rotativo traz benefícios como maior qualidade nos serviços prestados, aumento da segurança, redução de custos e melhoria na confiabilidade do controle de estoques.  
  9. Nessa tela, apresentamos um exemplo de inventário rotativo, com os seguintes parâmetros: O.C. (Ordem de Contagem), contagem, status de porcentagem, posição, SKU's, departamento, rua, prédio, nível, contador, data e horário de início, data e horário de término e tempo médio. O usuário pode clicar em qualquer um desses parâmetros para abrir a tela de informações correspondente no sistema.
  10. Ao lado, temos um gráfico com percentuais relacionados aos dias e horários, mostrando quando o inventário foi concluído. Abaixo, são exibidas informações médias por hora e totais, incluindo SKU's, posições e acurácia, além dos contadores, picking, aéreo e o total.
  11. Por fim, há um gráfico que mostra ao usuário os endereços contados, com cores identificando aqueles que já foram contados (verde) e aqueles que foram finalizados (azul).
  • A seguir, explicaremos ao usuário o passo a passo para cadastrar um inventário no sistema Kaizen.                                                                 

  • 2. A configuração é realizada dentro do inventário, permitindo que o usuário defina a sua própria configuração de acordo com suas necessidades. Na tela abaixo, há três opções disponíveis para seleção, que podem ser escolhidas conforme a demanda do cliente. A seguir, explicaremos cada uma delas.

  •  I. Depósito Geral: Refere-se à quantidade total de itens armazenados no depósito da empresa, englobando toda a cadeia de suprimentos dos estoques alocados. Essa configuração considera o estoque da primeira contagem, mas não se limita apenas aos produtos selecionados ao gerar o inventário por produto.
    ll. Rotativo sem considerar estoque: Envolve a contagem dos produtos armazenados no estoque, realizada apenas uma vez, sem levar em consideração a primeira contagem dos produtos e sem restringir-se aos produtos selecionados ao gerar o inventário por produto.

    lll. Rotativo por produto: Consiste no controle da velocidade de vendas dos produtos específicos durante um determinado período de tempo. Essa métrica é usada para avaliar a eficiência do gerenciamento de estoque e a demanda dos produtos. É importante destacar que o rotativo por produto não leva em consideração o estoque da primeira contagem, mas apenas os produtos selecionados ao gerar o inventário por produto.
    1. 3. Filtros: Dentro dos parâmetros de filtragem, o usuário poderá pesquisar o estoque no armazém por endereço, produto e marca. Durante esse processo, cada produto será identificado de forma organizada dentro do sistema, exibindo o código do produto e sua descrição. Da mesma forma, no filtro de marca, o endereço será apresentado ao usuário com base na configuração selecionada no campo de configurações.
    Após selecionar o filtro de acordo com a necessidade de identificação no sistema, o usuário deve clicar no funil presente no filtro de "Produtos". A seguir, explicaremos cada opção conforme ilustrado na imagem abaixo: 

      Após clicar no ícone de funil de pesquisa, abrirá a tela de filtragem de movimentações. Nessa tela, o usuário poderá inserir a data de início e fim e selecionar o tipo de inventário a ser movimentado. Abaixo, explicaremos cada opção disponível:
    1. Produtos com ocorrência: São todos os produtos que apresentam algum tipo de bloqueio, avaria ou falta no estoque.
    2. Produtos não inventariados no período: Refere-se aos itens que não foram incluídos no inventário físico ou na contagem de estoque durante um determinado período, de acordo com o sistema de gestão de estoque.
    3. Movimentações de expedição: Indica quando os produtos saem do centro de distribuição, dentro das movimentações de expedição.
    4. Movimentações de recebimentos: Refere-se ao controle de recebimento das mercadorias dentro do centro de distribuição, incluindo a organização do recebimento físico e a verificação dos registros dos produtos.
    5. Movimentações internas: São as movimentações internas dentro do armazém, como abastecimentos e trocas de endereços dos produtos.
    6. Estoque positivo: São todos os produtos disponíveis dentro do centro de distribuição para serem movimentados.
    7. Estoque negativo: Refere-se aos produtos com um saldo negativo no centro de distribuição, indicando um déficit entre as quantidades registradas como disponíveis no estoque e as quantidades vendidas ou consumidas.
    8. Estoque zerado: Refere-se à falta de disponibilidade dos produtos no estoque, sem movimentações, pois o estoque está zerado.
    9.                                                   
    10. 4. O resumo é a quantidade filtrada dentro do sistema para determinar a localização de ambos dentro do centro de distribuição.

      Conforme a tela acima, são apresentados todos os itens que foram selecionados, bem como a separação de cada um. O "picking" possui uma quantidade de 4 itens, o "pulmão" possui 7 itens e a "Restrição" não possui nenhum item selecionado. Ao lado, é exibida a média do tempo de contagem em minutos para cada grupo, sendo eles "picking" e "pulmão". Abaixo, será feita a seleção dos usuários responsáveis pela organização de cada departamento dentro do centro de distribuição.
    1. 5. Quebra O.C.: São as quebras de ordem de contagem dentro do sistema, que facilitam o processo de inventário, de acordo com cada movimentação. Elas podem ser classificadas como depósito, depósito/Rua e Depósito/Rua/Nível/Lado, as quais serão descritas abaixo na tela demonstrativa:

    I. Depósito: Local de armazenagem das mercadorias.
    II:Depósito/Rua: Local de armazenagem e identificação da rua onde esta os produtos.
    III: Depósito/Rua/Nível/Lado: É o local de armazenagem dentro dele a identificação da rua, nível e lado que está os produtos de acordo com a separação de estoque.
    IV: Quantidade Prédios: É referente as instalações de armazenamento das distribuições de estoque de produtos, com a identificação dos números onde facilita a movimentação e organização dos produtos.
    1. Parâmetros: É onde o usuário do sistema irá marcar o colaborador que será responsável pelo processo do inventário, abaixo iremos explicar como selecionar o colaborador para essa ação:

      O usuário do sistema pode pesquisar o colaborador pelo nome completo, ID e a Matrícula do ERP, obtendo assim a disponibilidade de turnos, que são: Todos, Comercial, Primeiro Turno, Segundo Turno e Terceiro Turno. Além disso, é possível pesquisar por perfil, que inclui: Todos, Auxiliar Operacional, Conferente, Embalador, Empilhador e Gestor. Após realizar a pesquisa de colaborador, o usuário pode clicar em "concluir" para gravar todas as informações no sistema KS-TOOLS.
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