Inventário
O inventário é o processo de contagem de todos os itens do estoque dentro do centro de distribuição. O inventário desempenha um papel essencial na garantia de controle dos produtos, proporcionando uma organização de qualidade para atender ás demandas do cliente final.
Dentro do nosso sistema Kaizen Solutions, temos o menu de configurações, no qual está localizado o campo de inventário, conforme especificado na tela abaixo:
No ícone "+" , temos a opção de cadastrar os tipos de inventários que o usuário pode utilizar dentro do sistema KS-TOOLS, de acordo com a demanda. A seguir, explicaremos passo a passo como funciona o cadastro das configurações do inventário.
- Únicos/Considerar Estoque: É o controle eficiente da quantidade de produtos que estão disponíveis dentro do centro de distribuição.
- Rotativo por Produto: É a contagem contínua dos produtos ao longo do tempo, gerenciando individualmente o estoque de cada produto em relação á sua rotatividade.
- Inventário Geral: É referente a contagem anual dos produtos dentro do armazém, realizada para emissão do inventário.
- Rotativo Considera Estoque: É a contagem de estoque que pode ser feita, semanalmente, mensalmente e anualmente para que tenha o controle interno dentro do centro de distribuição do somatório financeiro dos produtos.
- Considerar estoque como primeira contagem: Refere-se a considerar o estoque que consta no ERP como contagem inicial dos produtos.
- Considerar somente produtos indicados ao gerar inventário por produto: Ao gerar o inventário por produto, essa função permite ao usuário considerar apenas os produtos indicados para a inclusão na contagem do estoque no inventário.
Dentro de cada um desses menus mencionados acima, você tem a opção de indicar às atividades dentro da configuração do inventário, como determinar se às quantidades dos produtos existentes serão incluídas ou não na primeira contagem, ativando-as ou não. É importante ressaltar que os tipos de inventários são cadastrados no sistema de acordo com a necessidade do cliente, essas configurações descritas acima serão ativadas conforme a demanda do usuário. Após selecionar a opção desejada, basta clicar em "SALVAR", localizado logo abaixo na tela do sistema, no campo direito.