Vamos mostrar algumas funcionalidades que existem na ferramenta, conforme imagens abaixo:
1º - Essa ferramenta fica localizada na aba Consultas - Gerador de Consultas, onde permite criar um relatório novo ou consultar um que já exista.
2º - Já dentro da tela de Gerador de Consultas, temos algumas colunas que identificam, editam e executam as consultas de forma a trazer os resultados, tipo:
*ID do relatório = que é o número que indica a consulta;
*Descrição = nome referente ao relatório;
*Símbolo de 'play' = permite executar a consulta selecionada.
*Símbolo de 'lápis' = permite editar o SQL da consulta;
*Símbolo da 'lixeira' = permite excluir o SQL e
*Símbolo de'mais' = permite cadastrar novas consultas ou reformular um já existente.
3º - Clicando no sinal de 'Mais', na tela do sistema abrirá uma aba de Cadastro de Consultas, dentro tem algumas opções de informações para cadastrar uma consulta. Vamos listar abaixo:
*Dados = clicando em cima da descrição, pode ser montado um SQL da consulta com os dados do banco.
*Parâmetros = clicando em cima da descrição, para parametrizar sua consulta, tem dois campos a serem preenchidos: Tipo do parâmetro
que pode ser (número, data e texto) e Nome do parâmetro para referenciar à consulta. Sendo assim, permitindo colocar vários tipos de parâmetro para aprofundar mais a consulta.
*Exemplos de parâmetros = são informações para auxiliar na composição da consulta SQL e
*Gráficos = é uma forma visual para mostrar o desempenho dos processos, facilitando a análise dos resultados da consulta.
4º Dentro do Cadastro de consultas, na aba Dados, temos o local onde será feita a consulta de SQL, ou estruturada uma nova consulta. Lembrando que, após o processo feito, deve-se clicar no botão confirmar para executar o relatório.
5º Continuando na tela Cadastro de consultas, temos a aba parâmetros, onde nesse campo pode adicionar Tipo do parâmetro e Nome do parâmetro. Nesse caso, permitirá aprimorar melhor a consulta.
6º Já na aba Exemplos do parâmetro, auxilia em como estruturar uma consulta. Trazendo exemplos numéricos, texto e data.
7º Agora temos a aba Gráficos, que traz várias formas de visualizar os dados selecionados na consulta.
*Nome = qual descrição será dada para consulta;
*Consulta utilizada = dentro desse campo traz todas as consultas já existentes no gerador, sendo assim poderá escolher uma consulta se não achar necessário criar umanova consulta.
*Tipo = são possíveis formatos de gráficos, pode ser escolhido, ex: formato pizza, colunas, etc.;
*Posição = em qual forma pode aparecer o gráfico na tela, na parte inferior ou na lateral da tela.
*Adicionar gráfico = permite criar mais de um gráfico para análise na mesma consulta.
*Flag Gráfico Anel = serve para deixar o formato do gráfico em forma de anel se marcado e
*Adicionar fatia = permite a possibilidade de criar algumas formas de visualizar a quebra do gráfico, tipo: Campo valor e Legenda.