Dicionário de Dados.
O dicionário de dados para a integração de sistemas é um documento que tem o intuito de descrever de forma clara e detalhada de todos os dados
trocados entre os sistemas de ERP com o WMS. Tendo como referência garantir que a comunicação e a manipulação dos dados sejam utilizados com consistência e eficácia.
Abaixo estão listados os componentes do dicionário de dados de uma integração de sistemas:
Definições de Entidades (descrição de cada entidade envolvida na integração);
Atributos (Listagem de todos os atributos ou campos de cada entidade);
Mapeamento de Dados (indicam como os dados do ERP se correspodem aos dados do WMS);
Regras de Transformação (as instruções de como os dados devem ser transformados durante a integração de formatação e validação);
Regas de Negócio (diretrizes que definem como os dados devem ser tratados validações, limites e exceções);
Protocolos de Comunicação (os métodos e formatos utlizados para a troca de dados, como API, WEB services, arquivos CSV);
Exceções e Erros (orientação de com lidar com erros e diferenças durante a troca de dados, procedimentos de correções) e
Exemplos de Dados (amostras de dados para cada entidade e atributo, mostrando como os dados devem ser estruturados).
Integração de cadastros.
A integração de cadastros é a sincronização e alinhamento de dados essenciais para garantir que ambos os sistemas operem com informações corretas e atuais.
Entidade Empresa:
A definição de entidades, sendo que é a representação de uma tabela. Sendo que essa tabela necessita de alguns atributos específicos.
Sendo que os atributos descrevem as características da entidade. Nesse caso, a entidade define qual unidade, entre matriz ou filial,
que será integrada do sistema ERP para o WMS.
Abaixo, estão listados os campos que serão necessários para integração:
Usuário:
Entidade de usuários é a representação de uma tabela que armazena informações no sistema, onde seus atributos descrevem as características de cada usuário.
Na tabela, são necessários alguns atributos, onde definirá quem terá permissão para acessar e operar cada sistema, garantindo que apenas usuários
autorizados possam realizar determinada ação.
Abaixo esta, listado os campos que serão necessários para integração:
Produto:
A tabela de produto é a que armazena informações sobre os produtos disponíveis no sistema ERP e no WMS.
É essencial na sincronização de processos entre o ERP e o WMS, garantindo que as informações sobre a disponibilidade de produtos estejam sempre
atualizadas para atender à demanda.
Abaixo estão listados os campos que serão necessários para integração:
Embalagem:
A tabela embalagem deve estar vinculada a tabela produto.
Abaixo estão listados os campos que serão necessários para integração:
Integração de Recebimento.
A integração permitirá a sincronização das informações relacionadas ao recebimento mercadorias e suas notas fiscais, garantindo que os dados de
entrada do estoque dos produtos sejam consistentes.
Fornecedor (Parceiro):
A tabela parceiro refere-se a informações sobre os parceiros de negócios da empresa. Nesse caso, a tabela possui alguns atributos, os quais ajudam na
organização e na gestão de informações, facilitando o acompanhamento de contratos e análise de desempenho.
Abaixo, estão listados os campos que serão necessários para integração:
Nota Fiscal de Entrada:
A entidade nota fiscal de entrada, se refere a um armazenamento de informações sobre as notas fiscais recebidas por uma empresa. Sendo assim, se faz importante
para o controle de entradas de mercadorias, permitindo acompanhamento na gestão de estoque.
Abaixo, estão listados os campos que serão necessários para integração:
Itens da Nota Fiscal de Entrada:
A entidade itens nota fiscal de entrada refere-se ao registro detalhado dos produtos que estão associados a uma nota fiscal específica. Nesse caso, facilitará
a gestão do estoque, permitindo um controle das entradas das mercadorias.
Abaixo, estão listados os campos que serão necessários para integração:
Integração de Expedição.
A integração de expedição é um processo de sincronização de atividades e informações relacionadas à preparação e envio de produtos aos clientes.
Transportadora/Cliente (Parceiro):
A tabela parceiro refere-se a informações sobre os parceiros de negócios da empresa. Nesse caso, a tabela possui alguns atributos, os quais ajudam na organização
e na gestão de informações, facilitando o acompanhamento de contratos e análise de desempenho.
Abaixo, estão listados os campos que serão necessários para integração:
Pedido:
A entidade pedido refere-se a um registro que contém informações sobre o pedido. Sendo necessários alguns atributos, que podem ser incluídos detalhes
relevantes ao processo de expedição.
Abaixo, estão listados os campos que serão necessários para integração:
Itens Pedidos:
A entidade itens pedidos refere-se à tabela que armazena informações sobre os produtos do pedido. Normalmente, essa entidade relaciona-se com
a entidade do pedido e de produto. Permitindo um gerenciamento das vendas com eficácia.
Abaixo, estão listados os campos que serão necessários para integração:
Carga:
A entidade carga refere-se ao registro da tabela que contém informações sobre as mercadorias que compõem a carga.
Abaixo, estão listados os campos que serão necessários para integração:
Atualização:
Abaixo temos uma lista de campos necessários para atualizações dentro dos sistemas.
A lista abaixo fica a critério do cliente se houver necessidade de fazer parte da integração.
Retorno ERP.
Retorno de pedido.
Retorno de ajuste.
Retorno de lote.
Retorno de recebimento.
Desbloqueio de produto.