Transportes

Transportes

     Basicamente, à área de transportes engloba toda a estrutura que envolve os processos físicos de transporte de mercadorias entre o armazém e o cliente final, seja por meio de veículos próprios ou terceirizados, com ou sem o uso de um sistema de gestão de transportes. Isso inclui a roteirização, monitoramento e a gestão interna de materiais para manutenção, quando necessário. A importância da área de transportes está em operacionalizar o processo logístico. Nesse sentido, é fundamental compreender os principais, elementos que compõem o transporte, indo além da simples movimentação de materiais e passando a ser uma ferramenta de gestão valorizada. Para implementar esse tipo de solução, é necessário investir em sistemas de informação e capacitação da equipe, além  de focar nas atividades de planejamento e controle.
 Segundo Bowersox e Closs (2001), a logística envolve diversos setores da empresa, integrando informações, transportes, estoques, armazenamentos, manuseio de materiais e embalagem. Abrange, assim, o planejamento, a implementação e o controle de fluxo e do armazenamento de produtos, com as respectivas informações sobre eles, do ponto de origem ao ponto de consumo.  A estrutura é definida como:

Descrição dos processos:
  1. Tráfego: Toda a sequência de processos para entrega física dos produtos e notas fiscais até o cliente final.
  2. Terceiros: Gestão de veículos, contratos e controles de terceiros.
  3. Manutenção: É toda a gestão de manutenção do setor de transportes realizada de forma preventiva e corretiva.
Qual é a importância da área de transportes?
  Os últimos anos têm sido fundamentais para consolidar o departamento de transportes como uma área estratégica, que oferece soluções para as demandas de movimentação de mercadorias. Além disso, seu principal papel é reduzir distâncias entre os produtores, fabricantes e seus respectivos clientes. Esse tipo de posicionamento garante que o produto correto seja entregue no local certo e no momento estabelecido. É importante compreender que essa área não se limita somente ás atividades de distribuição. Em muitos casos, realiza também o gerenciamento dos níveis de estoque, atuando constantemente para garantir o abastecimento da linha de produção. O processo de estocagem representa um elemento essencial, pois lida diretamente com o fluxo de recebimento e com a saída de materiais, além de executar o armazenamento de forma inteligente e segura para evitar avarias e acidentes. Portanto, o transporte de mercadorias tem sido extremamente usado para disponibilizar os produtos onde existe a demanda potencial, dentro do prazo adequado ás necessidades do comprador. Mesmo que o avanço das tecnologias permita informações em tempo real, o transporte continua sendo uma base fundamental para alcançar o objeitvo logístico, que é entregar o produto certo, na quantidade certa, na hora certa, no lugar certo e ao menor custo possível.

Quais são os principais elementos que compõem o transporte?
      Pensar na operação logística apenas como o simples envio de mercadorias é uma visão restritiva de uma área com grande influência no resultado da empresa. Por isso, é importante entender que suas atividades podem ser consideradas estratégicas e que necessitam da participação de diversos departamentos. Em primeiro lugar, destaca-se como a execução de cada etapa depende de planejamento, com o intuito de organizar cada função e antecipar imprevistos. Quando a equipe dedica tempo para planejar a movimentação. É possível tornar a operação mais econômica e capaz de atender aos clientes com flexibilidade, garantindo o tempo e o custo. Com isso, as etapas de armazenamento, expedição e distribuição oferecem oportunidades de melhoria que qualificam o atendimento. Essa medida favorece principalmente as empresas que atuam com entregas pulverizadas e dependem da utilização de galpões em locais estratégicos para possibilitar o envio dos pedidos.

Como os recursos tecnológicos aumentam a produtividade?
  A recente expansão dos recursos tecnológicos tem construído para melhorar os resultados do setor logístico. É possível observar tanto o aumento da produtividade quanto o incremento da lucratividade. A tecnologia da informação tem atuado para oferecer soluções personalizadas á operação de transportes e seus principais elementos. Por isso, os gestores devem conhecer como essas funcionalidades podem melhorar o desempenho da empresa. No entanto, é de grande importância para gestão do sistema de distribuição contar com informações diversas, como cadastro de clientes, quantidade de produtos a serem entregues a cada cliente, condições para entrega e acondicionamento dos produtos, roteiros de distribuição e outras informações relevantes para a operação logística. A modernidade trouxe a possibilidade de planejamento, programação e controle de boa parte da atividade de logística de distribuição por meio de programas de software, que auxiliam na preparação  dos romaneios de entrega, roteiros dos veículos, controle de pedidos, devoluções, monitoramento das frotas, entre outros aspectos. A tecnologia a ser utilizada para isso (hardware) também deve ser prevista na atividade administrativa da empresa.
Automação de tarefas
      A distribuição de mercadorias pode ser considerada uma tarefa complexa, e essa realidade fica ainda mais clara em empresas de grande porte que conquistam diversos clientes e oferecem alternativas diversificadas. Por isso, sistemas de gestão contribuiem para auxiliar no gerenciamento e controle de várias atividades.
Nesse cenário, diversos benefícios pode ser obtidos com a implementação de ferramentas para automatizar as atividades. A emissão de documentos de frete, por exemplo, tem expressiva relevância, pois trata de registros da prestação de serviço e do recolhimento de impostos. Portanto, é fundamental garantir que todas as informações estejam corretas para evitar penalidades perante os órgãos de fiscalização.
Rastreabilidade da frota
      É possível, também, expandir a segurança dos motoristas e da carga durante o trajeto com a utilização de aplicativos de rastreamento. Isso possibilita o acompanhamento do itinerário tanto pela transportadora como pelo cliente e fornece estimativas determinadas para a data de entrega.
      Com o intuito de otimizar o processo de remessa, existem ferramentas de roteirização que estabelecem a rota ideal até os destinatários. Como resultado, é possível aproveitar melhor o espaço no veículo, reduzir o consumo de combustível e controlar o volume de entregas realizadas. 
Segurança no compartilhamento de dados
      Parte da confiabilidade da relação entre clientes e fabricantes depende da forma como a empresa possibilita a consulta de informações importantes sobre o processo. Existem diversos meios para colocar essa iniciativa em prática, sendo o mais comum deles a criação de um portal de consulta do status da entrega.
Assim, é possível acompanhar o processamento do pedido, a emissão dos documentos de frete e a previsão de entrega. Além disso, é possivel utilizar o sistema de rastreamento para permitir a consulta da localização da carga, até mesmo em tempo real.
Visão integrada de todo o processo
      Uma das chaves para o sucesso do processos de movimentação de mercadorias é o controle sobre o andamento de cada etapa. O desenvolvimento da tecnologia possibilitou a democratização do acesso a sistemas de gestão integrada, contribuindo para o acompanhamento dos resultados da operação e fornecendo relatórios para embasar a tomada de decisão por parte das empresas.
Essa função permite a identificação de problemas e falhas que poderiam gerar prejuízos. Contudo, os programas disponíveis no mercado são desenvolvidos com o foco na análise e no processamento de dados.
Essa funcionalidade é caracterizada pela capacidade de fornecer informações precisas sobre a estocagem de produtos, a programação de coletas, entregas e a roteirização do trajeto. Como resultado, é possível garantir a visibilidade sobre a execução das atividades, o que permite atender a demanda dos clientes conforme especificado.
Ao analisar todos esses aspectos, fica claro como a excelência nos processos de transporte e logística representa um diferencial competitivo, que as empresas do setor devem almejar e se esforçar para obter. Seu principal objetivo é tornar a cadeia de suprimentos o mais eficiente possível, de modo que o foco da equipe seja a identificação dos principais elementos que compõem o transporte e suas respectivas funções.
Para tanto, é necessário contemplar a macroestrutura do transporte. Para que a operação logística seja bem-sucedida, é necessário viabilizar a qualidade dos produtos, à automação de processos, o gerenciamento da frota e à agilidade na entrega. Essas são as possibilidades de agregar valor junto ao cliente pela redução de custo operacional da empresa e otimização da frota para a sua melhor versão.

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