Como os recursos tecnológicos aumentam a produtividade?
A recente expansão dos recursos tecnológicos tem construído para melhorar os resultados do setor logístico. É possível observar tanto o aumento da produtividade quanto o incremento da lucratividade. A tecnologia da informação tem atuado para oferecer soluções personalizadas á operação de transportes e seus principais elementos. Por isso, os gestores devem conhecer como essas funcionalidades podem melhorar o desempenho da empresa. No entanto, é de grande importância para gestão do sistema de distribuição contar com informações diversas, como cadastro de clientes, quantidade de produtos a serem entregues a cada cliente, condições para entrega e acondicionamento dos produtos, roteiros de distribuição e outras informações relevantes para a operação logística. A modernidade trouxe a possibilidade de planejamento, programação e controle de boa parte da atividade de logística de distribuição por meio de programas de software, que auxiliam na preparação dos romaneios de entrega, roteiros dos veículos, controle de pedidos, devoluções, monitoramento das frotas, entre outros aspectos. A tecnologia a ser utilizada para isso (hardware) também deve ser prevista na atividade administrativa da empresa.
Automação de tarefas
A distribuição de mercadorias pode ser considerada uma tarefa complexa, e essa realidade fica ainda mais clara em empresas de grande porte que conquistam diversos clientes e oferecem alternativas diversificadas. Por isso, sistemas de gestão contribuiem para auxiliar no gerenciamento e controle de várias atividades.
Nesse cenário, diversos benefícios pode ser obtidos com a implementação de ferramentas para automatizar as atividades. A emissão de documentos de frete, por exemplo, tem expressiva relevância, pois trata de registros da prestação de serviço e do recolhimento de impostos. Portanto, é fundamental garantir que todas as informações estejam corretas para evitar penalidades perante os órgãos de fiscalização.
Rastreabilidade da frota
É possível, também, expandir a segurança dos motoristas e da carga durante o trajeto com a utilização de aplicativos de rastreamento. Isso possibilita o acompanhamento do itinerário tanto pela transportadora como pelo cliente e fornece estimativas determinadas para a data de entrega.
Com o intuito de otimizar o processo de remessa, existem ferramentas de roteirização que estabelecem a rota ideal até os destinatários. Como resultado, é possível aproveitar melhor o espaço no veículo, reduzir o consumo de combustível e controlar o volume de entregas realizadas.
Segurança no compartilhamento de dados
Parte da confiabilidade da relação entre clientes e fabricantes depende da forma como a empresa possibilita a consulta de informações importantes sobre o processo. Existem diversos meios para colocar essa iniciativa em prática, sendo o mais comum deles a criação de um portal de consulta do status da entrega.
Assim, é possível acompanhar o processamento do pedido, a emissão dos documentos de frete e a previsão de entrega. Além disso, é possivel utilizar o sistema de rastreamento para permitir a consulta da localização da carga, até mesmo em tempo real.
Visão integrada de todo o processo
Uma das chaves para o sucesso do processos de movimentação de mercadorias é o controle sobre o andamento de cada etapa. O desenvolvimento da tecnologia possibilitou a democratização do acesso a sistemas de gestão integrada, contribuindo para o acompanhamento dos resultados da operação e fornecendo relatórios para embasar a tomada de decisão por parte das empresas.
Essa função permite a identificação de problemas e falhas que poderiam gerar prejuízos. Contudo, os programas disponíveis no mercado são desenvolvidos com o foco na análise e no processamento de dados.
Essa funcionalidade é caracterizada pela capacidade de fornecer informações precisas sobre a estocagem de produtos, a programação de coletas, entregas e a roteirização do trajeto. Como resultado, é possível garantir a visibilidade sobre a execução das atividades, o que permite atender a demanda dos clientes conforme especificado.
Ao analisar todos esses aspectos, fica claro como a excelência nos processos de transporte e logística representa um diferencial competitivo, que as empresas do setor devem almejar e se esforçar para obter. Seu principal objetivo é tornar a cadeia de suprimentos o mais eficiente possível, de modo que o foco da equipe seja a identificação dos principais elementos que compõem o transporte e suas respectivas funções.
Para tanto, é necessário contemplar a macroestrutura do transporte. Para que a operação logística seja bem-sucedida, é necessário viabilizar a qualidade dos produtos, à automação de processos, o gerenciamento da frota e à agilidade na entrega. Essas são as possibilidades de agregar valor junto ao cliente pela redução de custo operacional da empresa e otimização da frota para a sua melhor versão.