Estrutura Organizacional Para a Operação Logística e Planejamento e Controle de Estoque - PCE

Estrutura Organizacional Para a Operação Logística e Planejamento e Controle de Estoque - PCE

      Estrutura Organizacional para a operação logística, é vista como uma forma de alinhar os objetivos de uma organização com os colaboradores, com base na divisão de processos e responsabilidades diante a estrutura funcional da logística. A estrutura organizacional basicamente é:


   
O Planejamento e Controle de Estoque (PCE) 
       O Planejamento e Controle de Estoque (PCE) é uma forma de gerenciar e administrar as bases da logística em termos de organização e controle de processos, utilizando a interface entre as áreas (FPP, PCL, Transportes, Administrativo e Comercial), alinhada com gestão operacional. As suas tarefas são necessárias para que o conjunto de processos executados no armazém tenha um fluxo contínuo e lógico colaborando para que haja uma redução dos custos da operação. Suas tarefas são necessárias para que o conjunto de processos executados no armazém tenha um fluxo contínuo e lógico, colaborando para a redução de inventários geral e cíclicos (rotativos), auditoria de endereçamento dos produtos, tanto nos endereços de picking quanto no pulmão, monitoramento da demanda dos produtos em relação á disposição de endereço de picking, destino e controle das avarias de estoque, organização dos produtos e endereços, entre outras atividades. A estrutura funcional de suas atividades engloba:


Aurélio (2005) descreve que administrar estoque é maximizar a concordância do projeto de fabricação, partindo do pressuposto de que a organização não planeja sua produção em conjunto com a demanda, o que afeta as compras realizadas com imprecisão, sem avaliar o nível correto de itens a serem comprados, gerando excessos ou faltas de produtos específicos. Cada empresa pode gerenciar seu estoque de várias maneiras, porém, há um risco de ter matéria-prima em excesso ou em falta.

Descrição dos Processos:

      • Recebimento Fiscal: É gestão do recebimento fiscal das mercadorias de fornecedores e de devoluções de clientes, as quais devem ser auditadas para identificar possíveis desajustes entre Nota fiscal emitida e pedido de compra, bem como controlar o agendamento, entre outras atividades.
      • Cadastros: São todos os cadastros necessários que devem ser realizados e mantidos para a correta sequência logística.
      • Controle de Estoques: Envolve toda a gestão das atividades periféricas da operação objetivando uma gestão efetiva e o controle dos estoques através de inventários, gestão de perdas, qualidade, transformações, etc.
      • Suporte compras e vendas: É toda a interface de comunicação entre a Logística, Compras eFornecedores visando o alinhamento das atividades para que  o correto fluxo seja seguindo dentro da operação.
      • Planejamento e Estratégia: Visa estabelecer um planejamento físico dentro da operação do armazém com visão para à alocação de produtos, demanda, dimensionamento e sazonalidade dos produtos.

Como fazer planejamento de estoque?
Como vimos, o planejamento de estoque é muito importante tanto para a saúde financeira de um negócio, quanto para a sua imagem junto aos consumidores. É por meio do planejamento que as lojas online podem garantir aos consumidores que os pedidos feitos serão entregues sem imprevistos. Contudo, é muito importante também que ele seja bem feito já que, caso contrário, pode resultar em problemas semelhantes aos de quem não faz o controle de estoque.
De acordo com a pesquisa de Andrade e Oliveira (2011), um modelo fundamental  de controle  de estoque  precisa armazenar, a data de entrada, tipo, quantidade, custo unitário e total de cada mercadoria vendida e aquiridas. É necessário ter um gestor para analisar como o mercado está se comportando, para que a quantidade de mercadorias mantida em estoque ou canal de distribuição possa influenciar todas as áreas em conjunto.

Entenda os custos do seu estoque
O estoque é feito da mercadoria vendida em uma loja online e pode ser de itens comprados para a revenda ou produzidos pelo empreendedor.
Porém, esses não são os únicos custos envolvidos na estocagem de produtos, existem outros fatores que devem ser considerados nesse cálculo para garantir uma boa organização dos itens.
De forma geral, existem quatro custos principais para serem considerados:
  1. Custo do pedido
      São os gastos gerados pela compra do produto ou dos insumos necessários para produzi-lo. Aqui podem ser considerados gastos tanto do produto em si, chamado de custos próprios, quanto custos operacionais como frete, taxas e outras cobranças dos fornecedores.
  1. Custos de falta de estoque
      Esse é o custo gerado para a empresa caso ela não consiga adquirir os itens necessários para viabilizar a venda de determinado produto.
      Por exemplo, uma confeitaria que não consegue comprar um insumo necessário para produzir um de seus bolos mais pedidos. Ela terá um prejuízo com os bolos que deixaram de ser vendidos por causa dessa falta no estoque.
  1. Custos de manutenção
      São os custos operacionais gerados pela própria empresa, como aluguel de espaço para armazenamento do estoque, da luz e água, colaboradores, softwares. Para alguns negócios, esses valores serão bem altos, visto que alguns itens devem ser armazenados em locais específicos.
  1. Custo de depreciação
      Com certo tempo de armazenamento, é possível que os produtos vençam a data de validade ou acabem sendo danificados. Esse é um processo bastante comum, por isso, é importante considerá-los nos custos de estoque.
      É importante sempre buscar diminuir esse custo, já que qualquer item perdido é um prejuízo para a empresa.

Gerencie os itens no seu estoque
      Para começar o seu planejamento de estoque, é importante fazer um inventário de todos os itens que estão no seu estoque, além de documentar os custos que permeiam o gerenciamento do estoque. é essencial anotar informações como a quantidade de estoque de cada produto, os custo da mercadoria e a data de vencimento.
Essa lista deve ser constantemente atualizada e para saber exatamente quais os produtos você tem ou não em estoque, é necessário ter um controle de todas as entradas e saídas. Uma forma prática e gratuita de fazer isso é utilizando uma planilha Excel. Com as configurações certas, é possível fazer um controle bastante profissional e garantir o planejamento de estoque da sua empresa.
Além disso, no nosso sistema Kaizen, há a opção de relatórios que fornecem informações completas sobre todos os seus produtos, permitindo a otimização das tomadas de decisão.

Construa uma boa relação com seus fornecedores
      Uma etapa crucial do planejamento de estoque é o trabalho dos fornecedores. Para que tudo saia como o esperado, é importante contar com um bom serviço realizado por eles. Por isso, é recomendado estabelecer uma boa relação com um bom serviço realizado por eles. Por isso, é recomendado estabelecer uma boa relação baseada na cordialidade e no cumprimento dos compromissos firmados.
      Caso haja uma data certa para o pagamento, é fundamental que o pagamento seja feito dentro do prazo acordado. Se houver algum imprevisto que possa impedir o pagamento na data estabelecida, comunique os fornecedores o mais cedo possível. Caso haja algum problema com o pedido, procure resolver pela via do diálogo antes de qualquer coisa.
Manter a relação transparente com os fornecedores facilita o planejamento de estoque e ajuda a garantir que os produtos sejam entregues dentro do prazo estabelecido.

Qual é a importância do planejamento de estoque?
    Um bom planejamento de estoque é essencial para o sucesso de lojas virtuais, já que permite evitar problemas no processo de compra e venda. Por meiode uma análise cuidadosa das transformações e suas razões, é possível  antecipar as necessidades futuras e garantir rapidez e eficiência na distribuição das mercadorias, o que é fundamental para se destacar em um mercado altamente competitivo. Com isso, a gestão de estoque sempre busca maximizar o uso do capital investido e contribuir para a competitividade do empreendimento.
Para as lojas virtuais, um planejamento de estoque é fundamental para evitar problemas no processo de compra e venda. Isso requer uma análise cuidadosa das transformações e de suas razões, de modo à antecipar as necessidades futuras e garantir a rapidez e a eficiência na distribuição das mercadorias, o que é fator chave de sucesso em um mercado altamente competitivo. Desse modo, uma gestão de estoque bem feita busca maximizar o uso do capital investido e contribuir para a competitividade do empreendimento.

Evitar vendas além do estoque
      Em uma loja física, quando o cliente vai comprar o item, ele é avisado imediatamente se há o produto em estoque ou não. Na modalidade virtual, caso não exista um bom planejamento de estoque, pode acontecer do consumidor comprar o produto, realizar o pagamento e, dias depois, ser notificado sobre a falta de estoque.
      Essa é uma situação que gera bastante desconforto ao cliente que pode ter deixado de comprar o item em outro lugar para optar pela sua loja.
Atender às expectativas dos clientes
      Os consumidores sempre têm uma expectativa alta das lojas nas quais estão comprando. Com tantas opções disponíveis pela internet, ao optar por uma delas, é feita uma aposta por aquele serviço.
      Com um planejamento de estoque bem alinhado, o seu negócio vai garantir a satisfação dos clientes e evitar que eles optem pela concorrência nas próximas compras.

Girar o dinheiro investido no estoque
      O armazenamento de mercadorias também representa um alto investimento feito pelo empreendedor e, se estiver parado, quer dizer que o dinheiro também está parado.
      Nesse sentido, o planejamento de estoque evita que isso aconteça, garantindo sempre um giro de estoque, sem que você compre muita mercadoria sem necessidade e acabe gastando mais do que o necessário naquele momento.

Controle logístico: O que é e como funciona?
      O controle logístico consiste no acompanhamento dos processos de trabalho de todos os agentes envolvidos no abastecimento de empresas e na distribuição de mercadorias. No caso das transportadoras, essa atividade envolve:
  1. O monitoramento do andamento da entrega.
  2. O rastreamento da frota.
  3. O acompanhamento do fluxo de mercadorias.
  4. A programação das entregas.
  5. A gestão das mercadorias armazenadas.
      Essa visibilidade sobre o andamento das entregas faz com que a empresa seja capaz de atender os clientes com agilidade e proporciona maior flexibilidade para solucionar problemas.
      Além disso, essa rotina está relacionada à apuração dos resultados por meio de indicadores de desempenho. Ao utilizar esse recurso, o gestor dispõe de informações confiáveis para tomar decisões e traçar estratégias para o negócio.
      Assim, à análise de indicadores também representa uma ferramenta para identificar gargalos e otimizar os resultados da operação.

Quais são as vantagens do controle logístico?
    Os  processos logísticos trazem vantagens para organização da empresa, buscando sempre trazer eficiência nos processos logísticos. Segue algumas das vantagens que podemos destacar:

1. Melhor eficiência operacional: A Logísitica eficiente  pode ajudar a otimizar o fluxo de  materiais, produtos e informações  ao longo da cadeia de suprimentos, resultando em uma melhor eficiência operacional.

2. Maior satisfação ao cliente: Trazer uma melhoria eficaz no processo de entrega ao cliente, buscando rapída entrega, customização de tempo e visibilidade de processos logísticos, rastreablidade dos produtos, onde busca trazer segurança para o cliente.

3. Maior competitividade no mercado: A eficiência  dentro da logística é um diferencial competitivo para as empresas. Uma gestão eficaz dos processos logísticos pode permitir que as empresas ofereçam melhores prazos de entrega, serviços de transportes mais confiáveis e custo de transporte mais baixo, e com isso a empresa se destaca no mercado.

4. Melhoria na sustentabilidade: A logística também contribui para a sustentabilidade ambiental, permitindo a gestão ser eficiente no recurso de redução de consumo de combustivéis, otimização de rotas para minimizar as emissões do carbono e a adoção de práticas de transporte sustentáveis. 

5. Maior colaboração na cadeira de suprimentos: A gestão logística eficiente pode promover uma maior colaboração e integração entre os diferentes parceiros da cadeia de suprimentos, como fornecedores, fabricantes, distribuidores e cliente. Isso pode resultar em uma melhor comunicação, alinhamento nos objetivos e uma melhor comunicação para buscar cooperação na busca de eficiências operacionais.

No entanto essas são algumas das vantagens que a logística pode trazer para a empresa. Uma operação eficiente busca valorizar o ambiente logístico  e melhorar  seus desempenhos dentro da empresa, aprimorando cada vez mais sua cadeia de suprimentos.

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