As impressoras de etiquetas são equipamentos indispensáveis para diversas aplicações atuais que requerem a impressão de etiquetas, cupons térmicos e até pulseiras descartáveis com qualidade, como qualquer equipamento eletrônico, as impressoras térmicas podem apresentar problemas ou não funcionar corretamente, o que pode causar transtornos para os usuários e operadores.
Dentre alguns dos problemas que uma impressora de etiquetas pode apresentar, o mais comum é "pular etiquetas" no momento da impressão.
O Que Fazer Com Sua
Impressora Para Que Ela Não Apresente Este Problema
Para imprimir corretamente cada etiqueta, todas as impressoras são equipadas com um sensor que, durante a impressão, realiza a leitura das etiquetas, identificando quando a etiqueta passa pela cabeça de impressão, quando já passou e quando outra irá passar.
Esse sensor é uma peça viral para o funcionamento adequado da impressora, pois ele determina quando iniciar e interromper a impressão, ou seja, quando a impressora deve começar a imprimir e quando deve parar. Naturalmente, esse sensor é um dos responsáveis para evitar que a impressora pule as etiquetas durante a impressão.
Portanto, o primeiro passo é verificar se a etiqueta é compatível com a impressora. Por exemplo, vamos considerar duas impressoras de mesa, a Argox OS 214 e a Zebra GC420t.
Conforme mencionado, o sensor da Argox Os-214 Plus está localizado na lateral da impressora, o que significa que a bobina de etiquetas utilizada na OS-214 Plus deve ter a marcação de GAP, pelo menos na lateral, para evitar problemas durante a impressão.
Já a Zebra GC20t possui o sensor localizado no centro da impressora portanto, as especificações das etiquetas são um pouco diferentes das etiquetas da OS-214, com a GAP ou marcação precisando estar no centro da etiqueta.
Asssim, uma bobina de etiquetas que funcione perfeitamente na impressora OS-214 Plus pode não funcionar na impressora GC420t e vice-versa.
O segundo motivo pela qual as impressoras podem apresentar probelmas durante a impressão é a troca do rolo de etiquetas ou ribbon enquanto a impressora está ligada. Essa ação pode desregular o sensor ou fazer com que a impressora "perca" a referência da etiqueta instalada.
Quando a impressora "perde" a referência da etiqueta instalada, um dos problema que pode ocorrer é a ocorrência de pulos de etiquetas. É recomendado que, a cada troca de etiquetas, o operador realize a calibração de etiquetas na impressora.
Cada impressora possui um procedimento específico para realizar a calibração de etiquetas, observe os procedimentos da GC420t e da OS- 214 Plus.
Calibração de etiquetas na impressora GC420t da Zebra
Para realizar a calibração de etiquetas na impressora Zebra GC420t, o procedimento é simples:
Ligue a impressora normalmente e aguarde até que ela se incialize completamente e o LED verde pare de piscar.
Com a impressora ligada, pressione e segure o botão de Feed, localizado próximo ao LED, por alguns segundos até que ele comece a piscar em sequências: * | * * <<. Assim que o botão piscar duas vezes seguidas, solte-o.
Observação: Após esse procedimento, a impressora realizará a calibração das etiquetas. É importante ressaltar, que, caso a etiqueta não seja compatível com a GC420t ou se o sensor estiver com problemas, a calibração pode não ser realizada corretamente.
Calibração de
Etiquetas na Argox OS 214 Plus
A realização da calibração da impressora Argox OS 214 Plus é facil e rápida:
- Desligue a impressora.
- Pressione e mantenha a recla FEED pressionada.
- Ligue a impressora enquanto ainda mantém a tecla FEED pressionada.
- ASsim que a impressora começar a se movimentar, solte imediatamente a tecla FEED.
Observação: A mesma observação feita anteriormente sobre a calibração de etiquetas na GC420T também se aplica á impressora OS - 214 Plus.